Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórmula 3 inicia testes de pré-temporada em Barcelona

Jin Nakamura e Freddie Slater lideram as sessões do primeiro dia, marcado por pista molhada durante a manhã

11 fev 2026 - 08h53
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução / F3

Nesta terça-feira (10) foi realizado o primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 3 no Circuito de Barcelona-Catalunha. A primeira sessão ocorreu às 9h e a segunda, às 14h (horários locais).

Antes do início dos testes, o grid contou com algumas mudanças e substituições. Tim Tramnitz assumiu o carro de Michael Shin (Hitech), lesionado, e Patrick Heuzenroeder ocupou o lugar de Ernesto Rivera (Campos Racing), afastado por questões físicas.

Manhã

A sessão matutina foi marcada por pista úmida e temperaturas baixas, o que levou as equipes a utilizarem pneus de chuva. Apesar das condições adversas, os tempos começaram a evoluir gradualmente, com foco na coleta de dados e na adaptação dos pilotos às condições de pista.

Durante a atividade houve apenas uma interrupção por bandeira vermelha, quando Fernando Barrichello (AIX Racing) parou no meio da pista. Após a paralisação, a sessão foi retomada normalmente, e os tempos voltaram a baixar, com diferentes pilotos se alternando no topo da tabela ao longo das três horas de testes.

Ao final da sessão, Jin Nakamura foi o mais rápido, garantindo uma dobradinha da equipe Hitech ao lado de Tim Tramnitz, com Brando Badoer (Rodin Motorsport) completando o top 3. O brasileiro Pedro Clerot (Rodin Motorsport) encerrou a sessão na 10ª posição, enquanto Barrichello terminou na 27ª.

Mesmo com a maior parte das voltas sendo realizada com pneus de chuva, algumas equipes testaram pneus slicks nos minutos finais da sessão, embora de forma limitada.

Tarde

Na sessão da tarde, a atividade em pista foi mais intensa, com evolução significativa dos tempos devido às melhores condições do traçado, já sem chuva. As equipes também se concentraram nas simulações de corrida e long runs.

Utilizando os pneus duros na primeira hora, os pilotos passaram a baixar seus tempos rapidamente, com Taito Kato (ART Grand Prix) sendo um dos destaques ao assumir a ponta. Depois, Kanato Le (ART Grand Prix) e Ugo Ugochukwu (Campos Racing) passaram a figurar entre os mais rápidos nas fases seguintes da sessão.

Ao longo da tarde, bandeiras vermelhas interromperam as atividades em algumas ocasiões. Mattia Colnaghi (MP Motorsport) ficou preso na brita na última curva, enquanto Kato parou o carro na curva 10, paralisando temporariamente a sessão. Enzo Deligny (Van Amersfoort Racing) também parou na curva 4, mas conseguiu retornar aos boxes posteriormente.

Na parte final, os pilotos foram para a pista de pneus novos, e Le assumiu a primeira posição, enquanto Ugochukwu subiu para a segunda. Entretanto, foi Freddie Slater (Trident) quem registrou o melhor tempo do dia nos instantes finais, com 1min28s411.

Entre os brasileiros, Pedro Clerot e Fernando Barrichello, terminaram o dia na 26ª e 17ª posições respectivamente, com Clerot avaliando o dia de forma positiva e destacando o avanço do trabalho da equipe ao longo da tarde.

Os testes de pré-temporada da Fórmula 3 continuam nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), com novas sessões matutinas e vespertinas programadas em Barcelona.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade