Grêmio x Fluminense: Terra acompanha minuto a minuto
O Grêmio já se diz recuperado da eliminação na Libertadores. A vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense serviu para recolocar o time nos eixos. O objetivo gremista é chegar à parada para a Copa do Mundo próximo dos líderes, para evitar ter de correr atrás do prejuízo quando o Brasileirão voltar a ser disputado, na segunda metade de julho. O resultado, aliado ao 0 a 0 com o Santos na Vila Belmiro, deixou o time gaúcho no 7º lugar, mas com a mesma pontuação do 4º colocado, o Bahia: 7 pontos em 12 disputados, mesmo com três dos quatro jogos fora de casa.
Além de Rhodolfo, lesionado, o técnico Enderson Moreira ganhou dois novos desfalques para a partida deste domingo. O lateral esquerdo Wendell, convocado pela seleção Sub-21 e vendido ao Bayer Leverkusen, não atuará mais com a camisa do clube. Abre-se, assim, uma disputa pela titularidade na ala gremista. Breno será o titular neste domingo, com Marquinhos iniciando a briga pela titularidade na reserva.
No meio, o desfalque é o volante Edinho, suspenso. Ramiro entrará em seu lugar. O atacante Luan, autor da jogada do segundo gol do Grêmio em Chapecó, será reserva pelo segundo jogo seguido. Rodriguinho, Alán Ruiz e Dudu seguem no setor de criação do time gaúcho, com Barcos postado mais à frente.
O equilíbrio previsto para esta partida é opinião compartilhada pelos dois treinadores. Enderson Moreira, técnico do Grêmio, lembrou aos seus atletas a boa campanha do time carioca.
“O Fluminense vem muito forte para este jogo, pois está fazendo uma grande campanha, está com um elenco de grande qualidade e joga da mesma maneira dentro e fora de casa. Podemos esperar um duelo muito complicado, diante de um rival que com certeza vai brigar pela conquista do título, assim como nós queremos brigar”, disse Enderson.
O respeito é recíproco por parte de Cristóvão Borges, técnico do Fluminense: “O Grêmio tem tudo para ser um dos times que vai brigar forte neste Campeonato Brasileiro, lutando pela conquista do título. Montou um grupo forte por conta da Libertadores e vai nos causar muitos problemas neste jogo. O Fluminense, porém, chega forte para este compromisso e pretende seguir vencendo para acabar esta parte do Brasileiro, antes da Copa, com a melhor pontuação possível”, afirmou Cristóvão.
Para conseguirem atender as orientações do treinador e conquistar os três pontos no Rio Grande do Sul, os cariocas sabem que terão que segurar a pressão dos gaúchos. “O jogo contra o Grêmio vai ser muito perigoso, pois eles irão pressionar bastante, principalmente nos primeiros minutos, já que tentarão largar na frente por conta da pressão da torcida. O Fluminense vai precisar de muita tranquilidade para não deixar se levar pelo ritmo que eles tentarão impor. A tendência é que tentem ficar mais com a bola e impor correria. Vamos precisar cadenciar a partida, ditar o ritmo e encontrar o melhor momento de construir essa vitória longe de casa”, comentou o atacante Fred.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLUMINENSE
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 18 de maio de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho van Gasse (ambos Fifa-SP)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Breno; Ramiro, Riveros, Rodriguinho, Alán Ruiz e Dudu; Barcos
Técnico: Enderson Moreira
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Darío Conca e Wágner; Rafael Sobis e Fred.
Técnico: Cristóvão Borges