Conmebol convoca Fluminense e lateral para audiência disciplinar
Problema com a Conmebol foi referênte ao jogo de ida contra a LDU
A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) abriu um protocolo disciplinar contra o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, devido às críticas feitas ao árbitro após a partida de ida da Recopa Sul-Americana contra a LDU. Mário rotulou a arbitragem da partida como "lamentável" e com "erros grotescos". Na partida de volta, Diogo Barbosa foi expulso por reclamação.
Seguindo o contexto descrito no documento obtido pela Unidade Disciplinária da CONMEBOL, o qual o Portal GE teve acesso, as mensagens publicadas por Mário Bittencourt em sua conta no Twitter, em 23 de fevereiro, são utilizadas como fundamento. A CONMEBOL destaca que tais mensagens repercutiram em escala global, sendo amplamente divulgadas por diversos meios de comunicação.
A reclamação do presidente acontece por conta de um pênalti não marcado para o Fluminense. O lance aconteceu aos 6 minutos do primeiro tempo. Após lançamento de Marcelo, Cano saiu de cara para o gol e caiu na grande área após toque de Quiñonez. Ele reclamou de duas penalidades: um empurrão e um pisão no tornozelo esquerdo.
Tão lamentável quanto o erro absurdo do árbitro em não marcar o pênalti no Cano, me deixa estupefato que parte da imprensa esportiva ignore que, além do empurrão, Cano tenha sido pisado no pé esquerdo dentro da área. Foram dois pênaltis no mesmo lance, um empurrão e um pisão! pic.twitter.com/SNp9g2YWnF
— Mário Bittencourt (@oflumedomina) February 23, 2024
Mário Bittencourt baseou suas críticas em um lance específico ocorrido durante a partida: um pênalti não marcado a favor do seu time. O lance ocorreu aos 6 minutos do primeiro tempo, quando Cano recebeu um lançamento de Marcelo e partiu em direção ao gol, sendo derrubado na grande área após um contato com Quiñonez. Cano alegou ter sido empurrado e sofrido um pisão no tornozelo esquerdo, ambos lances passíveis de penalidade. Essa situação foi o ponto central das reclamações do presidente do Fluminense em relação à arbitragem.
Caso seja punido, Mário responderá no Artigo 6, que fala sobre Medidas Disciplinares. As impostas a pessoas físicas são as seguintes:
- a. Suspensão por um determinado número de jogos ou por um período;
- b. Proibição de acesso aos vestiários ou de ocupar lugar no banco de reservas;
- c. Proibição de acesso aos estádios;
- d. Suspensão do exercício de uma ou qualquer função relacionada com o futebol por determinado número de jogos ou por determinado período;
- e. Proibição do exercício de atividades relacionadas com o futebol;
- f. Cancelamento de licença, habilitação, credenciamento ou alvará;
- g. Expulsão de uma competição em andamento e/ou exclusão de competições futuras.
O Tricolor venceu a Recopa Sul-Americana com dois gols do meia colombiano Jhon Árias, durante o jogo de volta, no Maracanã.
+ Para saber tudo sobre o Fluminense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube