Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Novamente em crise, Flamengo reencontra o técnico Dorival Júnior

12 ago 2023 - 15h21
Compartilhar
Exibir comentários

O Flamengo, novamente mergulhado em crise, vai reencontrar o técnico Dorival Júnior, comandante do clube carioca nos títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores de 2022 e atualmente no São Paulo, rival rubro-negro neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net / Gazeta Esportiva

Em 2022, após as conquistas, o Rubro-Negro surpreendeu a muitos ao fazer a opção de não renovar o contrato do comandante. Em junho do ano passado, ele retornou ao clube carioca, que havia demitido o português Paulo Sousa e vivia crise.

Na ocasião, Dorival Júnior deixou o Ceará e acertou com o Flamengo, que já havia comandado em outras duas oportunidades, em 2012/2013 e em 2018. No retorno, o técnico assinou contrato até dezembro de 2022.

O comandante conseguiu arrumar a casa e fez o Flamengo se encontrar. O treinador estabeleceu a estratégia de colocar o "time das copas" nos torneios mata-mata (Copa do Brasil e Libertadores) e o time do Brasileirão. Ele também se notabilizou pelo encaixe da dupla Gabigol e Pedro no ataque rubro-negro, após perder Bruno Henrique por lesão.

O Rubro Negro das Copas engrenou e fez história ao conquistar a Copa do Brasil sobre o Corinthians, nos pênaltis, e ao bater o Athletico-PR na decisão da Libertadores. No Brasileirão, o clube carioca oscilou e fechou 2022 na quinta colocação.

Mesmo com os títulos, Dorival não continuou no Flamengo. A diretoria optou por troca de comando e acertou com o português Vítor Pereira, que havia deixado o Corinthians.

Vítor não durou muito no Rubro-Negro. O clube carioca amargou decepções em sequência - perdeu a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, foi derrotado na semifinal do Mundial de Clubes pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, perdeu a Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador.

O vice-campeonato carioca foi a gota d'água para Vítor Pereira no Flamengo. A equipe venceu o Fluminense no jogo de ida por 2 a 0, mas levou 4 a 1 na volta e amargou mais uma frustração. No dia 11 de abril,  a demissão do técnico português foi confirmada.

A escolha para tirar o time da crise foi o técnico argentino Jorge Sampaoli. O Rubro-Negro, contudo, já está mergulhado novamente em um ambiente de pressão, fruto da eliminação na Copa Libertadores.

Na quinta-feira, o Flamengo perdeu para o Olimpia, no Paraguai, e caiu nas oitavas de final da Libertadores. A distância de 13 pontos para o líder Botafogo no Campeonato Brasileiro também pesa contra o trabalho de Sampaoli. O cenário positivo é na Copa do Brasil. O Rubro-Negro venceu o jogo de ida da semifinal contra o Grêmio, em Porto Alegre, por 2 a 0.

É neste contexto de crise, com protestos da torcida, que o clube carioca reencontra Dorival Júnior. O confronto está marcado para este domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade