PUBLICIDADE
Logo do

Flamengo

Favoritar Time

Flamengo tem 3 vezes mais torcedores do que Vasco, Flu e Botafogo juntos

Supremacia do Rubro-Negro diante dos rivais é cada vez mais evidente

15 jun 2022 09h31
| atualizado às 09h31
ver comentários
Publicidade
Jogadores do Flamengo
Jogadores do Flamengo
Foto: Elton Silveira/Agência W9 Press / Gazeta Press

Em 20 anos, aumentou muito a diferença da quantidade de torcedores do Flamengo espalhados pelo Brasil com relação a seus três principais rivais: Vasco, Fluminense e Botafogo. Agora, de acordo com dados divulgados pela empresa Sport Track, os flamenguistas são mais do que o triplo da soma de vascaínos, tricolores e botafoguenses no Pais.

Pesquisa feita pelo DataFolha em 2002 mostrava outro cenário. Naquele levantamento, o Fla dispunha de 15% da torcida brasileira. O Vasco tinha 6% e Fluminense e Botafogo, cada, 2%. Ou seja, os três adversários cariocas do Rubro-Negro, juntos, formavam uma legião de 10% da torcida nacional e a distância desse total para o Fla era só de 5%.

Na pesquisa que veio a público nesta semana, o Fla aparece com 24%. Enquanto o Vasco fica apenas com 4,1%, o Botafogo, com 2,2%, e o Flu, com 1,5%. O contingente de adeptos desses três clubes seria, portanto, de 7,8%. Multiplique-se esse porcentual por três e ainda assim eles não alcançarão o Rubro-Negro.

Isso explica, por exemplo, por que é desproporcional o número de pessoas que saem às ruas pela capital do Rio diariamente com a camisa do Flamengo, em comparação aos que vestem o manto dos outros três clubes. Basta uma viagem de trem ou de metrô pela cidade ou uma caminhada por qualquer bairro carioca para se constatar isso.

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Publicidade
Publicidade