Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Flamengo recebe multa milionária por despejo ilegal de esgoto na Lagoa

Após três notificações desde 2022, o clube resolve regularizar o despejo, mas ainda assim é autuado

22 ago 2025 - 23h42
(atualizado às 23h42)
Compartilhar
Exibir comentários
FOTO MARIANA SÁ/FLAMENGO
FOTO MARIANA SÁ/FLAMENGO
Foto: Esporte News Mundo

O Flamengo foi multado em cerca de R$ 1 milhão pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) devido ao lançamento irregular de esgoto na Lagoa Rodrigo de Freitas. A infração, que totaliza R$ 902.183,30, refere-se à sua sede na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, e foi emitida na última sexta-feira (22).

O relatório de fiscalização do Inea revelou que o problema foi detectado após a identificação de níveis elevados de amônia no esgoto proveniente das tubulações do clube. Esses altos índices permitiram a investigação da origem do despejo inadequado. Desde 2022, o Flamengo recebeu quatro notificações para corrigir a situação, sendo a mais recente em fevereiro. Durante a inspeção, um funcionário da Gávea informou que as tubulações são antigas e que existem outras estruturas subterrâneas abaixo das galerias, as quais, segundo ele, podem ter contribuído para a contaminação.

Embora o clube tenha regularizado a situação em maio, conforme confirmado pela concessionária Águas do Rio, a multa foi mantida. O Flamengo tem um prazo de 15 dias, a partir de 15 de agosto, para contestar a infração, data em que o auto de infração foi publicado. A infração, prevista no artigo 61 da Lei Estadual 3.467/00, se refere à poluição que possa afetar a saúde humana, causar a morte de animais ou prejudicar a flora.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade