Flamengo pede reconhecimento à ONU como 'primeira nação simbólico-cultural'; entenda
Campanha de caráter simbólico conta com petição do clube aos torcedores; lançamento teve pronunciamento do ex-jogador Zico
O Flamengo lançou nesta terça-feira, 9, por meio de seus canais oficiais, campanha em que pede que a "nação rubro-negra", alcunha dada à sua torcida, seja reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "primeira nação simbólico-cultural do planeta". A ação contou com um pronunciamento de Zico, ex-jogador do clube, e uma petição pública aos torcedores.
"Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira", disse Zico, em seu pronunciamento. "Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo."
A campanha tem como objetivo, segundo o clube, "engajar a torcida rubro-negra em torno de um movimento simbólico" para mostrar a força cultural, social e emocional do Flamengo. "O reconhecimento pela ONU, ainda que em caráter simbólico, seria a validação internacional de um fenômeno que já se manifesta no Brasil e em todo o mundo", escreve.
Em junho, a pesquisa mais recente sobre torcedores no Brasil, conduzida pela AtlasIntel, considerou que o Flamengo tinha a preferência de 20,6% dos brasileiros. "Uma nação que não se define pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Que tem música, histórias, heróis, costumes e tradições. E, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta. Isso é a Nação Rubro-Negra", destacou Zico.
A petição do Flamengo foi aberta na manhã desta terça-feira, por meio do site oficial da campanha. Até o momento desta reportagem, 1.592 torcedores haviam se juntado à ação. É preciso um endereço de -email e CPF válidos para assinar a petição.
Leia o pronunciamento de Zico na íntegra
Senhoras e senhores, hoje estou aqui não apenas como ídolo do Flamengo, mas como porta voz de uma identidade que vai muito além do esporte, a Nação Rubro-Negra. E faço isso porque o Flamengo não é apenas um time de futebol ou uma potência esportiva, o Flamengo é uma nação.
Se fôssemos um país teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira. Por uma mesma cultura, por um mesmo sentimento que atravessa gerações. Por isso, venho em nome da nação rubro-negra declarar a intenção do Flamengo em ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas como a primeira nação simbólico cultural do planeta.
Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Uma nação que tem sua música, histórias, heróis, costumes, tradições e principalmente um povo espalhado por todo o planeta.