Conmebol divulga áudio do VAR na expulsão de Plata em empate do Flamengo com o Racing
Árbitro de vídeo confirmou conduta violenta e golpe nas genitais de jogador rival
A Conmebol divulgou o áudio do VAR que confirmou a expulsão de Gonzalo Plata por conduta violenta em lance polêmico contra o Racing; mesmo com um jogador a menos, o Flamengo garantiu vaga na final da Libertadores.
@terraesportes Racing x Flamengo: Gonzalo merecia ser expulso? Veja conversa do VAR sobre lance polêmico O atacante do Flamengo recebeu cartão vermelho aos 10 minutos do segundo tempo da semifinal da Conmebol Libertadores. O lance ocorreu fora da jogada, quando ambos caíram no gramado após uma disputa. Durante o embate, o camisa 50 do Flamengo acertou as partes íntimas do adversárioIsso levou o árbitro chileno Piero Maza a aplicar o cartão vermelho direto, mesmo após revisão do VAR. #terraesportes #flamengo #expulsão #libertadores #conmebollibertadores ♬ som original - Terra Esportes
Classificado para a final da Libertadores, o Flamengo criticou a expulsão do zagueiro Gonzalo Plata, aos dez minutos do segundo tempo da partida contra o Racing, no estádio El Cilindro, em Buenos Aires, na Argentina. O atacante recebeu cartão vermelho direto após um lance com Marcos Rojo, em que acertou o adversário com a mão fora da disputa de bola.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na manhã desta quinta-feira, 30, a Conmebol divulgou o áudio da comunicação entre a arbitragem. A gravação revela que a decisão partiu do assistente Claudio Urrutia, que viu o equatoriano atingir as partes íntimas do jogador rival. O árbitro Piero Maza manteve a expulsão após uma revisão de cerca de três minutos no VAR.
Durante a checagem, Juan Lara, responsável pelo VAR, classificou a atitude de Plata como "conduta violenta", reforçando a decisão de campo. O Flamengo, no entanto, considerou a punição exagerada e reclamou do critério adotado pela arbitragem no confronto.
"O jogador do Racing tenta levantar o do Flamengo pela camisa. E o jogador do Flamengo lhe dá um golpe, com o punho, nas genitais", diz Urrutia.
O VAR Juan Lara confirma a "conduta violenta". "O número 6 vai levantar (Plata), e ele lhe acerta um golpe. Piero, temos só uma câmera de longe que mostra o Marcos Rojo levantando o jogador pela camiseta, ele (Plata) reage com um golpe".
Na partida de volta da semifinal da Libertadores, o Rubro-Negro precisava apenas do empate para se classificar para a grande final da Copa Libertadores. O clube carioca havia vencido os argentinos na semana passada por 1 a 0, no Maracanã.
O jogo começou com o Racing tentando pressionar mais, pois precisavam do resultado. Já aos dez minutos do segundo tempo, um lance envolvendo Plata, do Flamengo, e Rojo, do Racing, resultou em um cartão vermelho para o equatoriano.
Mesmo com um a menos, o Flamengo segurou o empate e se classificou para a quarta final de Libertadores em seis anos. Agora, o clube espera o vencedor do duelo entre Palmeiras e LDU para o confronto final em Lima, no dia 29 de novembro.