PUBLICIDADE
Logo do Figueirense

Figueirense

Favoritar Time

Tenha 25 razões (desfalques) para xingar o calendário da CBF

8 out 2014 - 08h53
(atualizado em 2/12/2014 às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O Campeonato Brasileiro, em teoria, é a maior vitrine do futebol praticado dentro do país que mais tem títulos em Copas do Mundo. Mas, a cada mês, as principais peças são tiradas do mostruário diante da incapacidade por parte da CBF (além de clubes, federações e TV Globo) de formulação de um calendário que respeite as paradas para data-Fifa. Nesta rodada específica do Campeonato Brasileiro, que terá início nesta quarta-feira, torcedores de 11 clubes têm 25 bons motivos para xingar o calendário de José Marin Marin e Marco Polo del Nero pelos desfalques forçados por amistosos.

Este é o número de jogadores que atuam nos clubes da Série A do Brasileiro que não estão disponíveis para uma rodada de grandes jogos esvaziados. Cruzeiro x Corinthians? Não vão jogar Everton Ribeiro, Elias, Gil, Guerrero e Lodeiro. E o Botafogo, que não terá no duelo decisivo contra Palmeiras seus dois principais goleiros por conta do problema. E não será apenas uma rodada, e sim duas do Brasileiro. Sem falar da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, na qual boa parte destes jogadores também não terá tempo hábil de atuar na próxima semana. Em todos os países de ponta no futebol as competições nacionais param, só no Brasil que não.  

Veja abaixo os 25 estragos em 11 clubes da Série A  

 
Clube Para Seleção Brasileira Para Seleção Sub-21 Para seleções estrangeiras
Atlético-MG Diego Tardelli Douglas Santos -
Atlético-PR - Douglas Coutinho -
Botafogo Jefferson Andrey -
Corinthians Gil e Elias - Guerrero e Lodeiro
Cruzeiro Everton Ribeiro - -
Flamengo -

Samir

Erazo
Grêmio Marcelo Grohe Luan e Matheus Biteco -
Internacional - Claudio Winck Aránguiz
Palmeiras - Nathan -
São Paulo Souza e Kaká Ademílson Álvaro Pereira
Santos Robinho Alison Mena

Obs: Sem contar os goleiros Georgemy (Cruzeiro) e Jacsson (Internacional), convocados para a Seleção Sub-21 e ainda nas categorias de base dos clubes, e Ricardo Goulart (Cruzeiro), cortado por lesão da Seleção principal

A culpa não é de Dunga, que a cada convocação tem que se justificar diante da saia-justa de desfalcar clubes em jogos decisivos. Nem dos técnicos de seleções estrangeiras, que ainda têm a boa vontade de aliviar a CBF como, por exemplo, fez Pablo Bengoechea ao acenar pela liberação de Guerrero ao menos para o jogo do Corinthians pela Copa do Brasil. Mas também pode ser colocada em parte na conta dos clubes, que exercem pressão quase nula em cima da CBF para estancar o quadro surreal.

Bom Senso analisa calendário definido pela CBF para 2015 :

Na última convocação, o presidente José Maria Marin disse ter a compreensão dos clubes pela situação. E, de fato, o calendário é pouco questionado a cada publicação apesar de manter esta característica estapafúrdia para encaixar as 19 datas de Estaduais e atender à grade de transmissão. Restam reclamações pontuais de técnicos e de presidentes de clubes, mas sem desafios explícitos à CBF. O Bom Senso completou um ano na última semana defendendo a adequação, mas em 2015 nada irá mudar. O Brasileiro vai rolar enquanto a Seleção disputará a Copa América.

Se não bastasse ter que rezar contra convocações, torcedores também agora sentem frio na barriga com a lista olímpica divulgada quase que simultaneamente com a de Dunga. Se em setembro o Cruzeiro chorou as perdas de Alisson e Lucas Silva, desta vez clubes como Palmeiras e Santos perdem peças importantes para amistosos da Seleção Sub-21 contra a categoria equivalente dos Estados Unidos e Bolívia.

E não se esqueça que em novembro haverá mais dois amistosos coincidentes com rodadas da reta final da Série A do Brasileiro. Será que Dunga vai aliviar para os clubes? Se não, o jeito será rezar para seus craques não estarem mais a nível de Seleção.

Veja abaixo a tabela de jogos nas rodadas de outubro afetadas pelo calendário da CBF:

Time Adversário da 27ª rodada 28ª rodada Copa do Brasil/Sul-Americana
Cruzeiro Corinthians Flamengo ABC-RN
São Paulo Atlético-PR Atlético-MG Huachipato
Internacional Chapecoense Fluminense -
Corinthians Cruzeiro Botafogo Atlético-MG
Fluminense Atlético-MG Internacional -
Grêmio Sport Palmeiras -
Sport Grêmio Vitória -
Atlético-MG Fluminense São Paulo Corinthians
Santos Bahia Criciúma Botafogo
Flamengo Figueirense Cruzeiro América-RN
Atlético-PR São Paulo Figueirense -
Goiás Vitória Coritiba -
Figueirense Flamengo Atlético-PR -
Chapecoense Internacional Bahia -
Botafogo Palmeiras Corinthians Santos
Palmeiras Botafogo Grêmio -
Criciúma Coritiba Santos -
Coritiba Criciúma Goiás -
Bahia Santos Chapecoense -
Vitória Goiás Sport -
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade