PUBLICIDADE
Logo do Figueirense

Figueirense

Favoritar Time

A convocação te irritou? Estrago nos times será ainda maior

17 set 2014 - 15h25
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Você está chateado pelo fato de o seu clube ter de perder jogadores importantes para servir à Seleção Brasileira em momentos decisivos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil? Não se preocupe. Pode começar a coçar a cabeça e a lamentar muito mais. O que já é ruim ficará ainda pior em breve. Se o selecionado comandado pelo técnico Dunga desfalcará Corinthians (Gil e Elias), Atlético-MG (Diego Tardelli), Cruzeiro (Everton Ribeiro e Ricardo Goulart), Botafogo (Jefferson) e Santos (Robinho) na primeira quinzena de outubro, possivelmente mais algumas equipes serão esfaceladas por causa do calendário da CBF que não para em datas Fifa. Desta vez, porém, a "responsável" será a Seleção Sub-21.

Foto: Christopher Lee / Getty Images
Time Adversário da 27ª rodada 28ª rodada Copa do Brasil
Cruzeiro Corinthians Flamengo ABC-RN
São Paulo Atlético-PR Atlético-MG -
Internacional Chapecoense Fluminense -
Corinthians Cruzeiro Botafogo Atlético-MG
Fluminense Atlético-MG Internacional -
Grêmio Sport Palmeiras -
Sport Grêmio Vitória -
Atlético-MG Fluminense São Paulo Corinthians
Santos Bahia Criciúma Botafogo
Flamengo Figueirense Cruzeiro América-RN
Atlético-PR São Paulo Figueirense -
Goiás Vitória Coritiba -
Figueirense Flamengo Atlético-PR -
Chapecoense Internacional Bahia -
Botafogo Palmeiras Corinthians Santos
Palmeiras Botafogo Grêmio -
Criciúma Coritiba Santos -
Coritiba Criciúma Goiás -
Bahia Santos Chapecoense -
Vitória Goiás Sport -

O time nacional de atletas jovens, formado para entrosar os prováveis eleitos para representar o Brasil na busca pelo primeiro ouro olímpico de sua história, em 2016, também tem amistosos marcados para o início de outubro (contra adversários que ainda não foram definidos). Assim, certamente o técnico Alexandre Gallo provocará baixas em mais equipes do futebol brasileiro em período crucial da temporada. A lista será divulgada nesta quinta-feira.

Só na convocação mais recente, Gallo chamou nove atletas que atuam no Brasil para enfrentar Egito, Catar e Líbano. Claro que, pela juventude, nem todos são titulares de suas equipes, como é o volante Lucas Silva, do Cruzeiro, por exemplo. Porém, Alison (Santos), José Wellison (Vitória), Alisson (Cruzeiro), Luan (Grêmio) e Ademilson (São Paulo), que foram convocados na última lista e têm seus nomes cotados para o novo chamado, por exemplo, são opções importantes de seus clubes e farão seus respectivos técnicos “quebrarem a cabeça” para ter de rodar o elenco em um ano tão desgastante – que teve um mês sem jogos por causa da Copa do Mundo.

Considerando que a Seleção Brasileira Sub-21 ficará concentrada durante o mesmo período que a equipe nacional principal, os clubes perderão seus jovens atletas em duas rodadas do Campeonato Brasileiro (27ª e 28ª) e também em confrontos decisivos da Copa do Brasil (volta das quartas de final) e da Copa Sul-Americana (oitavas de final). O mais prejudicado deve ser o Cruzeiro, que já vê o São Paulo o ameaçar na liderança da Série A e tem tudo para perder quatro titulares (Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Alisson e Lucas Silva) para as duas Seleções da CBF.

Estrangeiros também farão falta

O calendário da CBF também fará com que os clubes provavelmente percam atletas estrangeiros em breve. Além da Seleção Brasileira, os selecionados nacionais de Paraguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Uruguai, por exemplo, poderão provocar baixas em nada mais que oito clubes da primeira divisão brasileira no início de outubro, por exemplo. Jogadores como Paolo Guerrero (Corinthians), Nicolas Lodeiro (Corinthians), Miguel Samudio (Cruzeiro), Victor Cáceres (Flamengo), Frickson Erazo (Flamengo), Valencia (Fluminense), Riveros (Grêmio), Aránguiz (Inter), Álvaro Pereira (São Paulo) e Mena (Santos) têm boas chances de servirem às seleções de seus países.

Possíveis desfalques dos clubes brasileiros
Clube Para Seleção Brasileira Para Seleção Sub-21 Para seleções estrangeiras
Atlético-MG Diego Tardelli - -
Atlético-PR - Douglas Coutinho -
Botafogo Jefferson - -
Corinthians Gil e Elias Luciano Guerrero, Romero e Lodeiro
Cruzeiro Everton Ribeiro e Ricardo Goulart Lucas Silva e Alisson Samudio
Flamengo - - Victor Cáceres e Erazo
Fluminense - - Valencia
Grêmio - Luan e Matheus Biteco Riveros
Internacional - Jacsson, Gilberto e Otávio Aránguiz
Palmeiras - Victor Luís -
São Paulo - Ademílson e Auro Álvaro Pereira
Santos Robinho Alison, Jubal e Gabigol Mena
Vitória - José Welison -
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade