Federer vence estreia em super tiebreak para escapar da derrota em Melbourne
Roger Federer já ganhou jogos de várias maneiras no Aberto da Austrália, mas ao bater John Millman para marcar sua 100ª vitória em Melbourne, o suíço de 38 anos se viu em território desconhecido nesta sexta-feira.
Pela primeira vez, Federer experimentou o sistema único do Aberto da Austrália para encerrar disputas prolongadas, o chamado super tiebreak -- um tiebreak que vai a 10 pontos quando a partida empata em 6 games no set decisivo.
Os tiebreaks são tradicionalmente disputados até 7, e a nova regra causou certa confusão em sua estreia em Melbourne, no ano passado.
Se a partida da terceira rodada desta sexta-feira tivesse sido disputada no Aberto dos EUA, por exemplo, Millman, e não Federer, teria avançado.
O australiano liderava por 7-4, depois 8-4, no tiebreak do quinto set, mas Federer se recuperou e ganhou os últimos seis pontos, vencendo o jogo por 4-6, 7-6 (2), 6-4, 4 -6 e 7-6 (8).
"Acho que é importante ter finais diferentes a cada Slam. Conseguimos isso", disse Federer, que se tornou o primeiro jogador a atingir 100 vitórias em dois torneios de Grand Slam, depois de realizar o mesmo feito em Wimbledon no ano passado.
"Estou me certificando de experimentar todos eles antes de deixar o esporte."
Cada um dos quatro torneios de Grand Slam apresenta maneiras diferentes de terminar as partidas. Houve pedidos de uniformidade, e Federer diz que gosta do agora extinto sistema "infinito" que produziu o quinto set de 70 a 68 entre Nicolas Mahut e John Isner em Wimbledon em 2010, uma partida que durou mais de 11 horas.