0

Estados Unidos ficam em primeiro nas Paralimpíadas de Inverno

18 mar 2018
20h58
  • separator
  • comentários

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 chegaram ao fim neste domingo. A cerimônia de encerramento prestou tributo ao físico Stephen Hawking, que morreu aos 76 anos na última quarta-feira, e celebrou os recordes quebrados durante os nove dias de competição. No desfile, o Brasil teve Cristian Ribeira de porta-bandeira.

Esta foi a segunda participação do Brasil em edições de Jogos Paralímpicos de Inverno. Além de Aline e de Cristian, o snowboarder André Cintra integrou o time na Coreia do Sul.

"Foi uma experiência bacana. Achei o revezamento muito divertido. Pude aproveitar a minha loucura e correr bastante. Espero que nas próximas edições dos Jogos a gente possa ter mais atletas para que tenhamos chances de brigar de igual para igual na prova", disse Cristian, que terminou em 13º no revezamento misto 4×2.5km do cross-country ao lado de Aline Rocha.

A festa no Estádio Olímpico de PyeongChang celebrou a coexistência das pessoas com e sem deficiência no mesmo mundo. Mais de 343 mil ingressos foram vendidos, superando a marca de Sochi 2014, que era de 316 mil. Vinte e seis das 49 delegações entraram no quadro de medalhas e 20 países conquistaram ouro, sendo que quatro nações conquistaram seus primeiros pódios na história da competição: China, Croácia, Cazaquistão e Coreia do Sul.

No final, os Estados Unidos terminaram na frente no quadro de medalhas com 13 ouros, 15 pratas e oito bronzes. A segunda posição ficou para os atletas que competem sob bandeira neutra com oito ouros, dez pratas e seis bronzes. O Canadá ficou em terceiro com oito ouros, quatro pratas e 16 bronzes.

"O número recorde de países participantes e de ganhadores de medalhas de ouro sublinha o crescimento do movimento paralímpico internacional. A chave, agora, é aproveitar esse momento e fazer dos Jogos de Pequim, em 2022, um evento de inverno ainda maior e melhor", afirmou o brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

Confira os resultados do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018

Aline Rocha - esqui cross-country:

12km - 15º

1.1km - 22º

5km - 12º

revezamento 4×2.5km - 13º

Cristian Ribera - esqui cross-country:

15km - 6º

1.1km - 15º

7.5km - 9º

revezamento 4×2.5km - 13º

André Cintra - snowboard:

banked slalom - 10º

snowboard cross - 10º

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade