Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esportes na neve ganham cada vez mais fãs no Brasil

10 nov 2009 - 21h48
(atualizado em 10/11/2009 às 18h46)
Compartilhar

O Brasil não é a unanimidade em competições sobre a neve. Para muitos, aliás, a presença do País em tais campeonatos no gelo é apenas para cumprir tabela. No entanto, por falta de conhecimento ou interesse no assunto, poucos conhecem a fascinação do brasileiro pelos Jogos de Inverno.

A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) organizou oito competições de neve somente neste ano, e a presença dos brasileiros foi empolgante. Os eventos, apesar de levarem o nome de Campeonato Brasileiro, aconteceram em países vizinhos, onde o inverno é rigoroso e há neve, como a Argentina e o Chile. Entre as oito modalidades em disputa, o País já possui em três delas (Ski alpino, cross country e snowboard) o índice olímpico para conquistar vaga na Olimpíada de Vancouver, que será realizada em fevereiro.

"O brasileiro tem uma grande fascinação pela neve. Não sei explicar porque são os melhores (na América do Sul). Mas eles se sobressaem talvez pela tradição com a prancha (Surfe e skate)", disse Henrique Dias, superintendente técnico da CBDN.

Apesar da fascinação pelos esportes, o dirigente da CBDN afirma que é complicado planejar receber uma competição internacional no Brasil. "Uma pista de 30 metros já é um absurdo para ser feita. Para grandes torneios, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, são eventos caros que dificilmente são realizados com orçamentos que não seja milionários".

Além dos campeonatos nacionais e sul-americanos, neste ano, a CBDN também organizou a etapa de abertura da Copa do Mundo de Snowboard de 2009/2010, realizada entre 9 e 13 de setembro. O evento reuniu atletas de diversos países. Entre eles, Alemanha, Espanha, Bulgária, Itália, Japão e Letônia. A prova aconteceu em Cerro Chapelco na cidade de San Martin, na Argentina.

Para muitos, acostumados com outros esportes, pode até soar estranho falar sobre um Campeonato Brasileiro realizado no Chile. Henrique Dias explica. "Essa é uma prática comum. Devido à regra da Federação Internacional de Ski (FIS), todas as provas oficiais (há raras exceções) são abertas para participações de equipes estrangeiras. Por isso, podemos ver um alemão conquistando medalha de ouro em um campeonato nacional francês".

Especialista no esqui cross country, o atleta Leandro Ribela chegou a estranhar suas primeiras participações em competições, mas logo sentiu-se em casa com a quantidade de brasileiros acompanhando os campeonatos.

"Antes da minha primeira participação a ideia parecia estranha, mas após viajar para algumas estações de esqui na América do Sul, percebi que boa parte do público é de brasileiros em algumas épocas do ano. Então, já que não temos neve no Brasil, a ideia de realizar os campeonatos em outros países é ótima. Eu adoro participar do Campeonato Brasileiro todos os anos, e considero isso de fundamental importância para o desenvolvimento do esporte no País", disse Ribela, que já possui índice olímpico para Vancouver.

Leandro Ribela, empolgado com a presença do público brasileiro nas competições sobre o gelo. Leia mais
Leandro Ribela, empolgado com a presença do público brasileiro nas competições sobre o gelo. Leia mais
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra