Felipão coloca Diego Costa em pré-lista para Copa e se diz contra liberação
O atacante Diego Costa, do Atlético de Madri, faz parte de uma pré-lista de 45 jogadores do Brasil com chances de jogar a Copa do Mundo de 2014. Por isso, o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, disse nesta terça-feira que é contra a liberação do atacante para que ele tente jogar pela seleção da Espanha.
O treinador contou após a vitória da seleção sobre a Zâmbia, na China, que manifestou sua opinião em um documento enviado através de e-mail à federação espanhola de futebol, depois dos espanhois questionarem a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a possibilidade de ceder o atacante;.
"A CBF diz que eu fiz as opções e entendi que como ele (Diego Costa) é um dos 45 jogadores na minha lista, não concordo que ele seja cedido para a Espanha", disse Felipão a jornalistas.
"Fui perguntado por e-mail e fiz minha colocação. Sou o técnico e coloco meu parecer. Com leis não tenho como brigar, mas dentro do meu critério de avaliação e escolha, ele é um dos jogadores que fazem parte da minha escolha até a divulgação da lista final", acrescentou.
Diego Costa já manifestou o desejo de jogar pela Espanha, mas não pode ser convocado até que a documentação necessária seja concluída, informou a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) na última quinta-feira.
O jogador de 24 anos, que tem nacionalidade espanhola e brasileira, está em boa forma nesta temporada e poderia acrescentar grande valor à seleção espanhola, que muitas vezes joga sem um atacante tradicional. O atleta é o artilheiro do Campeonato Espanhol e um dos destaques da Liga. O atacante chegou a ser convocado por Felipão para amistosos do Brasil.
O titular da posição na seleção, Fred, está lesionado e não participou dos últimos amistosos. Felipão já garantiu a sua volta ao time assim que se recuperar da contusão muscular no fim desse ano. "Ele é um jogador excepcional", resumiu Felipão sobre Fred.
O treinador vem testando Jô na vaga de Fred e chamou Alexandre Pato para ser opção, mas o jogador do Corinthians ainda não mostrou um bom futebol na Seleção. Depois das vitórias por 2 a 0 sobre Coreia do Sul e Zâmbia, em amistosos disputados no sábado e nesta terça na Ásia, Felipão evitou falar em número de vagas ainda em aberto para o Mundial do ano que vem, que será disputado no Brasil.
"Não vou definir quem vai ser convocado ou não por causa desse jogo", disse Felipão após a vitória sobre a seleção africana.
O Brasil fará mais dois amistosos em novembro como preparação para a Copa do Mundo. A lista de convocados para essas partidas, segundo ele, terá no máximo dois jogadores novos que não foram para os amistosos na Ásia.