Espanha minimiza cores bizarras em estreia contra Holanda
Um desavisado que passar à frente da televisão a partir das 16h desta sexta-feira provavelmente não saberá que as seleções que estão se enfrentando em Salvador são Espanha e Holanda, duas das mais famosas do mundo. A Fifa obrigou os times a fazer sua estreia na Copa de 2014 com cores totalmente estranhas para quem acompanha futebol: os espanhóis vão jogar com seu terceiro uniforme, todo branco, enquanto os holandeses vestirão azul.
Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol
Na final da última Copa, a Espanha vestiu azul marinho para derrotar a mesma Holanda, que usou seu tradicional uniforme laranja. A nova coloração, porém, não incomoda os jogadores espanhóis. "Isso não vai mudar a sorte", minimizou o zagueiro Javi Martínez. "Temos que dar nosso máximo lá dentro e trabalhar, independentemente da camisa vamos tentar ganhar".
A combinação bizarra faz parte da recente orientação da Fifa a ter, sempre que possível, um time vestindo totalmente uma cor clara, contra um adversário de uniforme escuro. A federação é mais rigorosa em competições de alcance mundial, como a Copa do Mundo ou o Mundial de Clubes, com a explicação de que muitas pessoas ainda assistem a estas partidas em televisores em preto e branco – o que obrigaria uma diferenciação mais nítida das equipes.
Essa exigência fez com que algumas seleções abandonassem seus uniformes tradicionais para o Mundial de 2014: a Alemanha, por exemplo, pela primeira vez usará um traje todo branco, enquanto a Argentina também mudou seus calções do preto para o branco. Outras seleções monocromáticas serão a Itália, toda de azul, e a própria Espanha, toda de vermelho.
O curioso é que o segundo uniforme dos espanhóis não é branco, e sim inteiro preto. A Fifa não gostou da alternativa, e fez com que a seleção produzisse uma terceira opção, essa sim branca, para distinguir melhor do vermelho vivo do uniforme principal. Desta forma, Espanha e Holanda se enfrentarão na Arena Fonte Nova praticamente irreconhecíveis.
"A camisa para nós dá na mesma, vamos a campo dar o melhor de nós. Não é a camisa que vai fazer isso. Se dermos o nosso melhor, com certeza ganharemos", disse o meio-campista Koke, confiante em um novo triunfo sobre os azuis holandeses.