Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção Espanhola

Seleção Espanhola

Favoritar Time

Contra "marasmo", novato Koke dá fome de títulos à Espanha

11 jun 2014 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários
Koke está confiante por desempenho na Copa
Koke está confiante por desempenho na Copa
Foto: Getty Images

Uma equipe que conseguiu uma trinca de títulos internacionais inédita na história do futebol: Euro 2008, Copa 2010 e Euro 2012. Jogadores que, em sua maioria, já conquistaram tudo que se havia para conquistar em seus clubes. A seleção mais valiosa da Copa, e talvez a mais badalada há anos. O que mais falta para a Espanha? A preocupação com a motivação e a entrega do atual time é constante na imprensa do país. Mas Vicente del Bosque tem uma arma para reacender a fome de títulos, e ela responde por Koke.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Jorge Resurrección Medio, 22 anos, vem de uma temporada espetacular no Atlético de Madrid. Acostumado a uma equipe que se baseia em uma defesa sólida e sai com velocidade no contra-ataque, o jovem meio-campista oferece à seleção algo diferente: força física, agressividade nos desarmes e objetividade nos movimentos, sem deixar de lado a qualidade de passe e a técnica apurada que marca essa geração espanhola.

"A filosofia da seleção é sempre jogar de sua maneira, com seu estilo. Por isso, há essa mentalidade de sempre sair para ganhar. Creio que essa é a base da formação do grupo, e por isso é um grupo vencedor", diz Koke, quando perguntado sobre o possível "marasmo" do time espanhol.

Diego Costa é hostilizado no treino da Espanha:

O tema ganhou evidência especial após a derrota por 3 a 0 para o Brasil na final da Copa das Confederações do ano passado, quando a Espanha saiu atrás no primeiro minuto de jogo, viu a Seleção de Felipão impedir seu jogo de posse de bola com marcação forte e muitas faltas no ataque, e sofreu com os contragolpes puxados por Neymar. Os espanhóis foram incapazes de competir fisicamente com os brasileiros, e a entrada de Koke no time titular ajudaria a combater esse problema.

Nos treinos comandados por Del Bosque nesta semana do CT do Caju, quase nenhuma indicação foi dada sobe um possível time titular para a estreia contra a Holanda, nesta sexta-feira, em Salvador. Mas a possibilidade de Koke começar jogando é real, provavelmente no lugar de Xavi, que vive declínio físico há duas temporadas e deve ser usado com mais parcimônia durante a Copa.

Pronto para substituir o veterano no meio-campo da Espanha, o novato Koke vê Xavi como exemplo para sua função, assim como seu velho parceiro de Barcelona, Andrés Iniesta. "Cada dia aprendo mais, porque eles (Xavi e Iniesta) têm muita coisa para ensinar. Tento me espelhar muito neles e tirar o melhor de cada um, mas ainda tenho que melhorar muito. Impressiona a mentalidade que têm, e a facilidade que eles têm para pensar antes que chegue a jogada", diz o meia do Atlético.

As palavras são humildes, mas quem vê Koke em ação nos treinos da Espanha não diria que ali está um recém-chegado. As movimentações em campo reduzido, repletas de tabelas rápidas, toques de primeira e movimentações constantes, são tão naturais para ele quanto para nomes experientes como Xavi, Iniesta, Xabi Alonso ou David Silva. A qualidade do jovem com a bola no pé e a disposição sem ela despertaram interesse não só de Del Bosque, mas de grandes clubes europeus. Sobre isso, Koke desconversa.

"Tenho contrato com o Atlético, mas nunca se sabe na vida. No momento, estou focado em tentar ganhar o Mundial com a Espanha", diz ele. Após o inesperado título nacional com o Atlético de Madrid em 2014, uma coisa para Koke é certa: mesmo se ele não brilhar na Copa, certamente terá longos anos à sua frente para fazê-lo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade