Esgrimista treina para defender Brasil nos Jogos Sul-americanos
O esgrimista Renzo Agresta interrompeu as competições do circuito europeu para um período de preparação com a Seleção Brasileira no Rio de Janeiro antes da disputa dos Jogos Sul-americanos de Santiago. Ele treina no Forte São João, na Urca, até 8 de março e segue para o Chile no dia seguinte.
Após disputar duas competições na Espanha e na Itália, Renzo entrou no top 20 do ranking mundial. Especialista no sabre, ele tem a meta de conseguir um lugar entre os 16 primeiros da lista, mas resolveu abrir mão de disputar o Grand Prix de Budapeste pelos Jogos Sul-americanos.
"A competição em Budapeste seria importante, porque é um GP e distribui mais pontos, mas vou atender à solicitação da Confederação e participar dos treinos da Seleção no Rio, que também são uma oportunidade para o novo coordenador técnico, o italiano PierLuigi Chicca, trabalhar mais diretamente com todos os atletas", afirmou Renzo, satisfeito com a temporada.
"Fiquei bem feliz por alcançar o grupo dos top 20. Minha meta, agora, é ser top 16 e entrar na lista dos atletas que vão direto para a chave principal das competições, sem precisar ter o desgaste adicional de passar pela qualificação", explicou o esgrimista brasileiro.Depois dos Jogos Sul-americanos, Renzo disputa as etapas da Rússia, Grécia, Estados Unidos, Polônia e Búlgaria da Copa do Mundo. Em seguida, tenta alcançar os dois principais objetivos no ano: defender o título pan-americano no sabre, em junho, e participar do Mundial de Esgrima, em agosto.