Dobradinha brasileira no primeiro dia de Grand Prix da Áustria
Brasil brilha no tatame: Ronald Lima e Michel Augusto garantem ouro e bronze no Grand Prix de Judô da Áustria
O Brasil já garantiu duas medalhas no Grand Prix da Áustria de judô. Os judocas Ronald Lima (66 kg), do Esporte Clube Pinheiros, e Michel Augusto (60 kg), do clube Sesi/SP, conquistam o ouro e o bronze, respectivamente, nesta sexta-feira (7), na cidade de Linz. Jovens promessas do judô, ambos com 20 anos, iniciam com tudo a caminhada para Los Angeles 2028.
"Essa medalha é muito importante para mim, pois é a minha primeira no Circuito IJF. Ela ser de ouro significa que o trabalho está dando resultado, então é um passo importante para todas as competições e para me consolidar no ranking internacional", disse Ronald.
Caminho até o pódio
No caminho até o lugar mais alto do pódio, o atleta do Pinheiros derrotou Mykyta Holoborodko (UKR) por ippon nas oitavas e, nas quartas, superou Guy Gutman (ISR). Na semifinal, venceu Kairi Kentaku (JPN) com dois waza-ari, garantindo sua primeira final no Circuito Mundial Sênior. Na decisão, enfrentou Shuntaro Fukuchi (JPN), resistiu à forte luta de solo do adversário e, perto do fim, imobilizou por 18 segundos, garantindo o waza-ari e conquistando a medalha de ouro.
Já Michel Augusto, cabeça de chave número três, estreou direto nas oitavas. No caminho à conquista da medalha de bronze, sua primeira em 2025, venceu de virada Talgat Orynbassar (KAZ). Nas quartas, repetiu a reação contra Luis Barroso Lopez (ESP), conseguindo o ippon. Na semifinal, foi superado por Yusei Adachi (JPN). Na disputa pelo bronze, venceu Jonathan Charon (CUB) no golden score com um yuko, garantindo sua segunda medalha no Circuito Mundial Sênior.
"Estou muito feliz com minha primeira medalha do ano. É um sentimento muito bom. Foi uma competição muito dura e tive adversários muito fortes. Sei que ainda tenho muito o que melhorar e, com esse resultado, acho que terei uma motivação maior para as próximas competições", disse Michel.
Tem mais Brasa no tatame
Duas judocas brasileiras entraram em ação nesta sexta-feira no Grand Prix da Áustria, mas não avançaram na competição. Clarice Ribeiro (48 kg) venceu a primeira luta, mas foi eliminada na segunda rodada pela holandesa Amber Gersjes. Já Bianca Reis (57 kg) caiu na estreia diante de Shannon van de Meeberg, também dos Países Baixos.
O Brasil ainda terá mais atletas em disputa em Linz. No sábado (8), competem Rafaela Silva (63 kg), Nauana Silva (63 kg), Vinicius Ardina (73 kg), Luan Almeida (81 kg) e Gabriel Falcão (81 kg). No domingo (9), será a vez de Dandara Camilo (78 kg), Marcelo Fronckowiak (90 kg), Leonardo Gonçalves (100 kg) e Rafael Buzacarini (+100 kg) buscarem medalhas.