Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento é celebrado nesta sexta-feira (25)
Nadador Thiago Pereira reforça combate ao afogamento no Dia Mundial de Prevenção.
Nesta quinta-feira (25), é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento. A data chama atenção para um problema de saúde pública global que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), causa cerca de 236 mil mortes por ano — totalizando mais de 2,5 milhões na última década.
A maioria desses óbitos (mais de 90%) ocorre em países de baixa e média renda, afetando principalmente crianças de 1 a 9 anos. No Brasil, o afogamento é a segunda maior causa de mortalidade infantil. Apenas em 2019, o país registrou 1.480 mortes por afogamento, conforme dados do Ministério da Saúde.
Com o objetivo de enfrentar esse cenário, o medalhista olímpico Thiago Pereira lidera o projeto social Nadando com Thiago Pereira, que oferece aulas gratuitas de natação para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos no Parque Aquático Municipal da Ilha São João, em Volta Redonda (RJ). “Nós criamos o projeto para buscar diminuir esses índices de afogamento e dar mais segurança e confiança para as crianças na água”, afirmou Thiago Pereira.
Realizada pelo Instituto Thiago Pereira, a iniciativa conta com patrocínio da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Núclea, YDUQS/Estácio e Mitsui Sumitomo Seguros, via Lei de Incentivo ao Esporte, além do apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Ministério do Esporte. O projeto prioriza alunos da rede pública e visa atender famílias que enfrentam barreiras no acesso ao esporte.
Em 2025, 360 jovens foram selecionados entre mais de mil inscritos, com base em critérios como renda familiar, acesso prévio à natação e histórico de situações de afogamento. As aulas ocorrem duas vezes por semana e incluem iniciação à natação, prevenção de riscos aquáticos, avaliações físicas, acompanhamento técnico e fornecimento gratuito de uniformes e materiais esportivos. A equipe é formada por uma coordenação técnica, três professoras titulares e quatro monitores.
Fundado em 2022, o Instituto Thiago Pereira é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão democratizar o acesso ao esporte, promover valores como disciplina, respeito, ética e união, e utilizar a natação como ferramenta de prevenção de afogamentos e de formação cidadã.
Desde sua criação, a entidade já atendeu mais de 600 crianças e adolescentes em Volta Redonda (RJ). Thiago Pereira, que sobreviveu a um afogamento aos 2 anos de idade, reforça a importância do aprendizado da natação como instrumento de segurança, autonomia e desenvolvimento físico e social.