Jogadores do Cruzeiro afirmam ter sofrido racismo
O time registrou um boletim de ocorrência, enquanto a equipe adversária afirma que as declarações são falsas
Jogadores do time de futebol americano do Cruzeiro denunciaram terem sido vítimas de atos racistas durante uma partida da Superliga Brasileira de Futebol Americano. Segundo a equipe, uma torcedora do Ocelots teria feito gestos racistas no jogo realizado no último domingo (14), em Jundiaí. O time adversário, porém, nega as acusações.
Conforme publicado pelo Cruzeiro em suas redes sociais, o incidente ocorreu quando os jogadores deixavam o campo, momento em que a torcedora do Ocelots teria levantado e balançado uma casca de banana na direção dos atletas do Cruzeiro.
- Nossos atletas, que em determinado momento estavam saindo de campo e virados para a torcida, viram uma torcedora praticando um suposto ato de racismo, balançando a casca de uma banana. Um desses atletas de forma indignada imediatamente procurou e relatou o ocorrido ao seu treinador, que imediatamente acionou rapidamente o árbitro da partida, pedindo para que se iniciasse protocolo antirracismo da CBFA e o acionamento da polícia para que pudéssemos investigar o que havia ocorrido.
O Cruzeiro declara que não contou com o respaldo da equipe adversária ao registrar a denúncia na delegacia da Polícia Civil de Jundiaí, destacando que forneceu às autoridades gravações que evidenciam o ato racista.
Veja a nota do Ocelots
O Ocelots FA, vem por meio desta nota, esclarecer os fatos ocorridos no jogo contra o Cruzeiro FA realizada na manhã deste domingo (14/09) e repudiar, veementemente, as alegações caluniosas de injúria racial que vem recebendo nas redes sociais.
A partida foi realizada em Jundiaí pela quarta Rodada da Super Liga FA D1. A equipe do Ocelots FA abriu o placar do jogo logo no início do primeiro quarto. Após uma campanha sem êxito, a equipe do Cruzeiro FA cobrou punt, após o retorno iniciou uma confusão na sideline da equipe do Cruzeiro FA, a qual acusou os torcedores do Ocelots FA de injúrias raciais.
A partida foi suspensa pela equipe de arbitragem e os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia para prestarem esclarecimentos.
Em primeiro lugar, cabe observar que era na sideline da equipe do Cruzeiro FA que havia frutas como bananas, e que na Arena Jaguatirica é vendido comida, como é possível ver em todas as nossas postagem referentes à jogos dentro casa, portanto a torcida do Ocelots FA não tem o hábito de ficar levando comida/frutas para os jogos.
O que de fato ocorreu foi que um membro da equipe do Cruzeiro FA comeu uma banana e arremessou a casca em direção a torcida do Ocelots, causando indignação da torcida pelo ato de tamanha falta de educação. Alguns jogadores do Cruzeiro, ao verem a torcedora com a casca de banana (lançada por eles) a acusaram de injúria racial.
Porém, os áudios dos vídeos, deixam bem claro que estavam falando diretamente com o atleta 61, chamando de PORCO. Para ficar mais claro ainda, é um atleta de cor BRANCA, sendo ainda mais revoltante as falsas acusações de racismo.
SÃO TOTALMENTE INVERÍDICAS as alegações que a equipe do Cruzeiro FA e seus jogadores estão fazendo por meio de suas redes sociais. A equipe do Ocelots FA, reforça o seu engajamento na luta contra o racismo e REPUDIA a atitude do Cruzeiro FA em banalizar a pauta com alegações manifestamente falsas!
O Ocelots FA se coloca à disposição das autoridades competentes para prestar eventuais esclarecimentos e trazer a verdade dos fatos e irá tomar medidas cabíveis a todos envolvidos, novamente, pela falsa acusação de racismo.