PUBLICIDADE
Logo do Seleção da Croácia

Seleção da Croácia

Favoritar Time

AM: com viagem de 50min, turistas aprovam mobilidade da Copa

18 jun 2014 - 20h23
(atualizado às 21h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Manaus está sinalizada em relação à mobilidade urbana da Copa
Manaus está sinalizada em relação à mobilidade urbana da Copa
Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra

Em 50 minutos, em média, os turistas conseguem chegar à Arena da Amazônia usando linhas de ônibus exclusivas que saem do centro de Manaus. Na noite desta quarta-feira, antes da partida entre Croácia e Camarões, em Manaus, a reportagem do Terra  acompanhou esse percurso junto aos torcedores, que elogiaram o serviço.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

A linha exclusiva que sai do centro da capital amazonense parte da Praça da Saudade, passa pelo Teatro Amazonas e, em seguida, vai direto para a Arena. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), 77 ônibus estão rodando exclusivamente nas oito linhas que levam até o estádio.

"Só da linha que sai aqui do centro são cinco ônibus. A cada dez minutos um sai. Mas há outras linhas exclusivas para a Arena que estão saindo de outros pontos da cidade", explicou Jéssica Moraes, 23 anos, auxiliar de tráfego de uma das empresas de ônibus que estão fazendo o transporte dos turistas.

Da Praça da Saudade acompanhamos um desses ônibus. O ponto, no local, é identificado com uma placa com o símbolo da Copa do Mundo. Ali o turista chega, apresenta o ingresso e entra no ônibus. "A tarifa é a mesma, R$ 2,75, mas tem que pagar em reais. Não dá para aceitar euro ou dólar", explicou o cobrador de ônibus Leandro Peixoto, de 35 anos.

Teatro Amazonas é um dos pontos de parada do ônibus exclusivo
Teatro Amazonas é um dos pontos de parada do ônibus exclusivo
Foto: Márcio Azevedo / Especial para Terra

A segunda e última parada do ônibus no centro de Manaus é no Teatro Amazonas. Lá, dezenas de turistas aguardavam em uma fila. Assim que a lotação do coletivo atingiu aproximadamente 40 pessoas, o ônibus seguiu em direção à Avenida Constantino Nery. No caminho, o clima dentro do ônibus era de muita festa. Croatas, colombianos, venezuelanos e até indianos se misturavam aos brasileiros que cantavam e batiam na lataria do ônibus como se fosse um instrumento de percussão.

Nem o congestionamento, que atrasou o percurso em aproximadamente 20 minutos, tirou a animação dos torcedores. "Apesar desse congestionamento, ainda estamos indo mais rápido que todos os outros carros", disse o turista indiano Ravi Muralli, 27 anos, apontando para os outros veículos que estavam parados fora do corredor exclusivo de ônibus da avenida Constantino Nery.

A animação aumentou quando o ônibus abriu as portas a 500 metros da Arena da Amazônia e os torcedores puderam descer. Mesmo com o congestionamento foram exatos 50 minutos de percurso. "Tá muito bom o tempo de deslocamento e a quantidade de ônibus colocadas a nossa disposição. Não tivemos problemas em saber onde íamos pegar o ônibus, pois no hotel tinha uma cartilha explicando todos os pontos. Manaus está de parabéns", elogiou o oficial de justiça Juliano Jung, 35 anos. Ele e a esposa vieram de Porto Alegre, no Rio Grade do Sul, para ver dois jogos em Manaus.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade