Crianças disputam rodeio montando em carneiros; veja fotos
A maior festa de peão da América Latina também reserva espaço para os pequenos. Na arena do Rancho do Peãozinho, crianças entre 4 e 7 anos se reúnem para disputar o rodeio em carneiros, em Barretos (440 quilômetros de São Paulo).
A prova é uma imitação da montaria em touros profissinal, mas em moldes menores. Montado em um carneiro, o pequeno peão tem de permanecer em cima do animal durante sua corrida de uma ponta à outra da arena. Vence quem completar o trajeto no menor tempo.
De acordo com a organização do evento, o primeiro colocado ganhará uma mini-moto, uma fivela personalizada e brindes dos patrocinadores da festa. Para participar, o peãozinho tem de ter menos de 25 quilos e usar a roupa de caubói.
A comparação com o esporte profissional é inevitável. Assim como no rodeio dos adultos, os pequenos têm colete, capacete, calça de couro, e direito a salva-vidas (homem que distrai o touro quando o competidor cai no chão) e locutor, ambos crianças.
Para Juliana Leal, organizadora do rodeio em carneiros no Rancho do Peãozinho, a brincadeira é segura e aproxima os pequenos do esporte. Mãe de Raphael Leite, locutor mirim, diz estar emocionada com o filho, que irá narrar a final neste sábado, 25, pela primeira vez na arena principal do Parque do Peão. "A alegria é dobrada, foi tudo junto", diz.