Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Messi

Brasileiros e argentinos representam quase 25% dos jogadores do Mundial de Clubes

Torneio ainda conta com 26 campeões do mundo por seleções das Copas de 2022, 2018, 2014 e 2010

14 jun 2025 - 19h10
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Brasil e Argentina somam seis participantes entre as 32 equipes do Mundial de Clubes. Entre os jogadores, porém, os dois países dominam, com 24,44%, com 224 dos 998 totais. A Espanha, em terceiro lugar, tem apenas 54 atletas.

Metade do elenco argentino campeão mundial na Copa do Mundo de 2022 está também no Mundial. Um deles é Lionel Messi, craque do Inter Miami, que estreia neste sábado contra o Al-Ahly, às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

Entre todos os jogadores, 26 já foram campeões do mundo com suas seleções. Além dos 13 argentinos, estão nove franceses que conquistaram a Copa em 2018 (Mbappé, Lloris, Dembelé, Lucas Hernández, Kimpembe, Giroud, Griezmann, Leimar e Pavard).

Brasileiro Vini Jr. é um dos destaques do Real Madrid, que tem quatro jogadores do País.
Brasileiro Vini Jr. é um dos destaques do Real Madrid, que tem quatro jogadores do País.
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

A Alemanha, campeã mundial de 2014, também tem representantes. São Thomas Muller e Manuel Neuer, os dois do Bayern de Munique. E até o time da Espanha, campeão em 2010, tem integrantes ainda em atividade no Mundial: Busquets e Sergio Ramos.

Messi, da Argentina, e Neuer, da Alemanha, são dois campeões do mundo por seleções que estarão no Mundial, por, respectivamente, Inter Miami e Bayern de Munique.
Messi, da Argentina, e Neuer, da Alemanha, são dois campeões do mundo por seleções que estarão no Mundial, por, respectivamente, Inter Miami e Bayern de Munique.
Foto: Eduardo Nicolau/Estadão / Estadão

"A lista de participantes é um reflexo de um torneio que será o mais competitivo e inclusivo do futebol mundial, reunindo os melhores talentos de cada continente. Temos 26 campeões do mundo. É história sendo feita. Além disso, há 81 países representados. O Mundial ajuda o futebol a ser verdadeiramente global", diz o presidente da Fifa Gianni Infantino.

O Atlético de Madrid, que integra o grupo do Botafogo, é quem mais reúne campeões de Copas do Mundo, com seis atletas. Já o River Plate tem quatro.

Brasil tem 46 jogadores em 20 equipes estrangeiras

Além de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, o País soma 46 jogadores em 21 equipes estrangeiras do torneio. Os brasileiros estão em representantes de todos os continentes, com exceção do Auckland City, representante solo da Oceania.

A Europa é o continente que mais concentra brasileiros, com metade dos jogadores do País nos clubes estrangeiros. São 22 atletas em 10 equipes.

Em seguida, vem a Ásia, com 10 jogadores distribuídos em quatro times. Sete brasileiros jogam em três clubes africanos, enquanto outros seis estão em quatro equipes da América do Norte.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade