vc repórter: em Campinas, Sócrates fala sobre "Democracia"
Convidado especial do 10º Festival do Instituto de Artes (Feia), realizado na Unicamp, em Campinas (SP), o ex-jogador de futebol Sócrates relembrou o tempo da Democracia Corintiana nesta quarta-feira. Ao lado de especialistas sobre o movimento, ele falou sobre o período para uma plateia de alunos e simpatizantes.
» vc repórter: mande fotos e notíciasNo início da década de 80, seguido a uma crise no Parque São Jorge, um sistema de autogestão foi instaurado no clube. O movimento teve participação importante de jogadores politizados do time, como Casagrande, Wladimir e o próprio Sócrates. Durante cerca de dois anos, as decisões mais importantes do Corinthians, como contratações, eram votadas entre jogadores, comissão técnica e diretoria.
No Espaço Cultural Casa do Lago, onde o debate ocorreu, Sócrates lamentou a falta de uma democracia real na sociedade brasileira. "Não temos democracia racial, social e econômica. Muito menos no futebol", disse no encontro, citado pela assessoria de comunicação da universidade.
Além do ex-jogador, o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo José Paulo Florenzano e os diretores do curta-metragem Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana, Gustavo Forti Leitão e Caetano Tola Biasi, falaram sobre o tema. O filme, um documentário sobre a experiência inovadora do clube, ainda está em fase de produção.
O internauta Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.