Torcidas organizadas do Corinthians são punidas após uso de fogos e sinalizadores no Derby
Torcedores do Timão estão proibidos de entrar nos jogos que acontecem na cidade de São Paulo com itens associados às torcidas organizadas.
As torcidas organizadas do Corinthians foram punidas nesta quarta-feira (2) pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo devido ao arremesso de fogos de artifício e uso de sinalizadores na grande final do Campeonato Paulista, no último domingo (30), contra o Palmeiras.
A medida passa a valer a partir desta quarta-feira, na estreia do Timão na Sul-Americana, contra o Huracán, da Argentina, na Neo Química Arena, às 19h (horário de Brasília). A punição é válida por tempo indeterminado nos jogos realizados na cidade de São Paulo.
Segundo nota da Federação Paulista de Futebol, será proibida a entrada de torcedores das organizadas com indumentárias ou objetos como faixas, bandeiras, instrumentos, entre outros, associados às seguintes torcidas organizadas: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp.
Além disso, a Federação Paulista enviará ofícios aos órgãos de segurança do Estado de São Paulo com o objetivo de garantir a fiscalização das torcidas com base na Portaria FPF - N° 093-2025, de 2 de abril de 2025.
Contudo, o Corinthians também poderá ser punido conforme o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que faz referência ao lançamento de objetos no campo ou no local da disputa do evento esportivo. A multa pode variar de R$100 a R$100 mil.