Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Pegador de pênaltis, novo goleiro corintiano tem chance após 2 rebaixamentos

Rebaixado à quarta divisão do Campeonato Paulista em 2012 pelo time da cidade natal, Walter será titular contra o Grêmio e tenta coroar ascensão da carreira no último ano

23 out 2013 - 10h58
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários
O goleiro Walter defendeu o União Barbarense no Campeonato Paulista e assinou contrato até julho de 2014
O goleiro Walter defendeu o União Barbarense no Campeonato Paulista e assinou contrato até julho de 2014
Foto: Alê Cabral / Futura Press

Walter Leandro Capeloza Artune era um desconhecido quando foi anunciado como reforço do Corinthians para o gol, em 7 de maio deste ano. No entanto, em pouco tempo (e de maneira um tanto quanto inesperada), o ex-goleiro da União Barbarense se tornou um nome conhecido do torcedor alvinegro. Em meio às lesões de Cássio e à irregularidade dos reservas Danilo Fernandes e Júlio César, Walter foi “jogado aos leões” – e nesta quarta-feira, diante do Grêmio, às 21h50 (de Brasília), ganha a chance de ser titular da equipe em duelo decisivo pela Copa do Brasil.

Nascido na cidade de Jaú (SP) em 18 de novembro de 1987, Walter iniciou a carreira no Paraná. O goleiro foi revelado pelo Iraty em 2006, mas foi cedido ao Rio Branco de Paranaguá no ano seguinte. De volta ao Iraty, iniciou uma peregrinação por clubes paranaenses: além de atuar pelo clube que o formou de 2007 a 2009 e em 2010, Walter jogou também no Londrina (2009) e no J. Malucelli (2011). A partir daí, foi para outros estados.

Walter passou ainda pelo Rio Grande do Sul (jogou no Caxias e no Novo Hamburgo em 2011), antes de finalmente voltar a sua cidade natal. Em 2012, disputou a Série A3 do Campeonato Paulista pelo XV de Jaú. No entanto, titular do tradicional time jauense (que tinha o ex-corintiano Finazzi como destaque no ataque), acabou rebaixado para a quarta divisão paulista. Ao que tudo indicava, era o fundo do poço da equipe e do jogador.

<p>Rebaixado com o XV de Jaú na Série A3 do Campeonato Paulista de 2012, Walter recuperou o prestígio no Noroeste; titular da equipe de Bauru, foi campeão da Copa Paulista no mesmo ano</p>
Rebaixado com o XV de Jaú na Série A3 do Campeonato Paulista de 2012, Walter recuperou o prestígio no Noroeste; titular da equipe de Bauru, foi campeão da Copa Paulista no mesmo ano
Foto: Facebook / Reprodução

No mesmo ano, porém, a sorte começou a virar para Walter. Contratado pelo Noroeste para a disputa da Copa Paulista no segundo semestre, o goleiro foi titular da equipe no título da competição. Aí, em meio ao desmanche sofrido pelos noroestinos antes da disputa da Série A2 de 2013, não teve como segurar Walter: um dos destaques do elenco, ele foi negociado por R$ 100 mil com a União Barbarense. Para a disputa da elite do Campeonato Paulista, o time de Santa Bárbara d’Oeste tirou também do rival de Bauru o técnico Moisés Egert.

A campanha da Barbarense no Campeonato Paulista de 2013, é verdade, não ajudou – ao fim da primeira fase, a equipe terminou na 18ª colocação e foi rebaixada. No entanto, Walter se destacou: vendeu caro a derrota para o Palmeiras (1 a 0) na nona rodada, defendeu o pênalti de Chicão na derrota para o Corinthians (3 a 0) pela 12ª rodada, e barrou nova penalidade de Osvaldo na derrota para o São Paulo (2 a 1) pela 17ª rodada. O time caiu, mas Walter conseguiu manter a imagem construída em 2012.

<p>Rebaixado com a União Barbarense, Walter conseguiu se destacar no Campeonato Paulista; desempenho contra Palmeiras, Corinthians e São Paulo valeu ao goleiro a transferência para o Parque São Jorge</p>
Rebaixado com a União Barbarense, Walter conseguiu se destacar no Campeonato Paulista; desempenho contra Palmeiras, Corinthians e São Paulo valeu ao goleiro a transferência para o Parque São Jorge
Foto: Bruno Santos / Terra

Após o encerramento do Campeonato Paulista, o goleiro entrou na mira de Corinthians e Portuguesa (então promovida da Série A2), e acabou optando pelo time do Parque São Jorge, com a qual assinou até julho de 2014. Ganhou elogios do titular Cássio na chegada, mas acabou preterido pelo técnico Tite – no rodízio de goleiros promovido pelo treinador, Danilo Fernandes e Júlio César se revezavam no banco de reservas.

Cássio se sente ameaçado com contratação de novo goleiro:

Porém, com a perda de espaço de Júlio César, Walter entrou no rodízio com Danilo Fernandes. Aí, o destino resolveu dar uma ajudinha: era Walter o reserva no jogo do último sábado contra o Criciúma, em Itu, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. E com a lesão de Cássio no decorrer da partida, o goleiro rebaixado com o XV de Jaú pouco mais de um ano antes coroava a volta por cima. O Corinthians venceu: 1 a 0.

“Em um minuto, passa tudo que você passou atrás, as dificuldades que eu tive. Tem que entrar em campo, fazer o que o professor pediu na hora, ajudar a equipe de alguma forma, gritando, saindo em uma bola. Consegui fazer isso um pouco. É claro que a vitória foi mais importante de tudo, do que se eu entrei ou não. Estou feliz pela partida”, comemorou Walter.

<p>Após lesão de Cássio contra o Criciúma, Walter deixou o banco de reservas; desempenho na vitória por 1 a 0 serviu para ganhar a confiança de Tite, que o escalou como titular contra o Grêmio na Copa do Brasil</p>
Após lesão de Cássio contra o Criciúma, Walter deixou o banco de reservas; desempenho na vitória por 1 a 0 serviu para ganhar a confiança de Tite, que o escalou como titular contra o Grêmio na Copa do Brasil
Foto: Bruno Santos / Terra

O goleiro talvez não soubesse, mas o desempenho contra o Criciúma serviu para convencer Tite a dar a ele a primeira chance como titular da equipe. E talvez no jogo mais importante da equipe no segundo semestre: diante do Grêmio, na casa do adversário, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na partida de ida, os dois times ficaram no 0 a 0.

Tite conta por que Walter será titular contra Grêmio:

O técnico Tite chegou a explicar que sua opção por um reserva seria Danilo Fernandes, mas deu crédito a Walter. “A oportunidade caiu na mão em um jogo extremamente importante com o Walter. O Walter foi muito bem. Conseguiu a confiança do técnico e da equipe. No momento, é ele o escalado”, declarou o treinador.

Assim, será Walter o goleiro do Corinthians na Arena do Grêmio. Titular da equipe pela primeira vez na vida, o ex-goleiro de Iraty, Londrina, J. Malucelli, Caxias, Novo Hamburgo, XV de Jaú, Noroeste e União Barbarense adota um discurso de quem está pronto para o jogo.

“Acho que vai ser páreo duro. Vai ser um jogo de poucos erros. Quem errar menos, vai acabar saindo vitorioso”, analisou, disposto até mesmo a repetir o bom desempenho nos pênaltis que mostrou no Campeonato Paulista caso seja necessário. “É claro que pênalti é loteria. A gente pode pegar, como pode ocasionar de não pegar. Mas, se Deus quiser, vai dar tudo certo e a gente vai conseguir essa classificação”, completou.

Na estreia, fã do rival

Exclusivo: Walter quer abraçar ídolo Dida antes de decisão:

Quando entrar em campo nesta quarta-feira para encarar o Grêmio, Walter terá do outro lado um ídolo: Dida, goleiro gremista. E ele não nega que buscará um abraço do adversário.

“Gostava muito do Dida até pela tranquilidade que ele tem. Voltou muito bem (aos gramados, em 2012, pela Portuguesa), está muito bem no Grêmio também. Se eu puder chegar nele e dar um abraço, já vai ser de bom tamanho”, declarou.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/15-jogadores-brasileiros/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/15-jogadores-brasileiros/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Veja hist&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;oacute;rias incr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;iacute;veis de 15 destaques que surgiram do nada na S&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;eacute;rie A&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade