PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Menos de 39 anos? Então nunca viu Verdão x Timão no Palestra

6 fev 2015 - 13h32
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segunda Academia, de Ademir, Dudu e Cia., foi o &uacute;ltimo Palmeiras a enfrentar o Corinthians no Palestra It&aacute;lia</p>
Segunda Academia, de Ademir, Dudu e Cia., foi o último Palmeiras a enfrentar o Corinthians no Palestra Itália
Foto: Acervo / Gazeta Press

A história do quase centenário clássico entre Palmeiras e Corinthians voltará a ganhar um especial e curioso capítulo neste domingo. Quando entrarem em campo às 17h (de Brasília) pela 3ª rodada do Campeonato Paulista, as duas equipes colocarão fim a um hiato de 39 anos. Não entendeu? Este é simplesmente o período que a rivalidade mais tradicional de São Paulo não se resolve dentro do Palestra Itália – agora rebatizado de Allianz Parque.

Muitas gerações de torcedores não tiveram a honra de ver o Palmeiras mandando, de fato, um duelo contra o seu maior rival. A última vez que o time alviverde recebeu a visita do Corinthians em seu estádio ocorreu em 21 de janeiro de 1976, pela já extinta Taça Governador do Estado de São Paulo.  

<p>Um dos maiores atacantes da história do Corinthians, Walter Casagrande Jr. nunca enfrentou o Palmeiras no Palestra</p>
Um dos maiores atacantes da história do Corinthians, Walter Casagrande Jr. nunca enfrentou o Palmeiras no Palestra
Foto: Gazeta Press

O jogo, que teve modesto público de 14.234 pessoas e foi o 207º da história do clássico, terminou empatado por 1 a 1 e protagonizou polêmicas. O time alvinegro, por exemplo, encerrou a partida com dois jogadores a menos – Vaguinho e Roberto Miranda foram expulsos. Os autores dos gols? Tião fez 1 a 0 para o Corinthians no primeiro tempo, e Nei empatou para o Palmeiras aos 42min do segundo.

De lá para cá, 138 clássicos foram disputados. Morumbi, Pacaembu, Teixeirão, Prudentão, Santa Cruz... Até mesmo o Morenão (1987), no Mato Grosso do Sul, e a Fonte Nova (1998), na Bahia, sediaram um Palmeiras x Corinthians. O Palestra Itália não. A modesta capacidade (que não superava os 30 mil torcedores) e o risco de confrontos entre os torcedores nos arredores e no interior do estádio afastaram o jogo da casa alviverde. Dérbi no Morumbi, no Pacaembu ou no interior de São Paulo havia virado uma constante.

<p>Corinthians mandou o seu primeiro jogo contra o Palmeiras em Itaquera no ano passado</p>
Corinthians mandou o seu primeiro jogo contra o Palmeiras em Itaquera no ano passado
Foto: Alan Morici / Terra

Até 27 de julho de 2014. Foi neste dia que o Corinthians recebeu o Palmeiras na Arena em Itaquera e venceu por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro clássico a ser disputado na casa alvinegra desde 18 de agosto de 1940 – quando Palestra Itália e Corinthians duelaram pela última vez no Parque São Jorge – encerrou um jejum de quase 74 anos. O confronto deste domingo, no Allianz Parque, finalizará uma seca de 39 - curiosamente, neste período, o Corinthians jogou algumas partidas no Palestra Itália, mas não contra o Palmeiras. Foi assim, por exemplo, diante do São José pela primeira fase do Campeonato Paulista de 1988 e também no Torneio Início de 1996, realizado no estádio alviverde.

Evair, Marcelino Carioca, Edmundo, Neto, Marcos, Ronaldo, Valdivia, Rivaldo, Paulinho... Gerações de grandes jogadores alviverdes e alvinegros não tiveram o prazer de duelar no Palestra Itália. Os capítulos áureos do clássico – fim da década de 90 e início dos anos 2000 –, por exemplo, foram escritos todos no Morumbi.

Mas nem sempre foi assim. De 1917 a 1976, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram 41 vezes no Palestra Itália. O primeiro clássico da história (vitória verde e branca por 3 a 0), por exemplo, aconteceu no estádio palmeirense. Até 1940, era comum ver os dois rivais duelando na casa alviverde. Só a partir de 1941 é que virou “raridade”.

<p>Nos últimos anos, jogo de maior rivalidade de São Paulo se acostumou a acontecer no Pacaembu</p>
Nos últimos anos, jogo de maior rivalidade de São Paulo se acostumou a acontecer no Pacaembu
Foto: Miguel Schincariol / Agência Lance

Com o nome Palmeiras (adotado em 1942), por exemplo, o clube alviverde só recebeu o rival em seu estádio quatro vezes: vitória por 3 a 1 em 1970, e empates por 0 a 0 (1970) e duas vezes por 1 a 1 (1973 e 1976). No retrospecto geral, quando mandou o jogo no Palestra Itália, a equipe verde e branca levou a melhor sobre o Corinthians  (21 vitórias, nove empates e 11 derrotas). Teve goleada alviverde por 8 a 0, resposta alvinegra por 4 a 1...

Neste momento, a “moral” está com o Corinthians. Já se vão oito jogos desde o último triunfo palmeirense contra o seu maior rival, em 28 de agosto de 2011, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo, então, um novo capítulo do maior clássico de São Paulo será escrito. E, após quase quatro décadas, enfim na verdadeira casa do Palmeiras.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade