Corinthians já caiu para o Tolima na pré-Libertadores; relembre eliminações de brasileiros
Cluba paulista enfrenta o Universidad Central, da Venezuela, nesta noite
O Corinthians entra em campo na noite desta quarta-feira, 19, contra o Universidad Central, em Caracas, na Venezuela, pela segunda fase da Copa Libertadores da América. Diante da equipe venezuelana, o clube paulista tenta afastar de vez um velho fantasma.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em outras três participações na etapa preliminar à fase de grupos da competição, o time do Parque São Jorge foi eliminado duas vezes. A mais marcante delas contra o Tolima, da Colômbia, em 2011.
Na época, a derrota virou piada entre os rivais por ser a primeira de um brasileiro nesta fase e graças às presenças de nomes badalados como Ronaldo e Roberto Carlos no elenco alvinegro.
Já sob o comando de Tite, que viria a se consagrar como um dos maiores técnicos da história corintiana, o Alvinegro começou o embate com um empate sem gols no Pacaembu. No jogo de volta, o pior aconteceu: derrota por 2 a 0 e eliminação.
Após o revés, muita coisa mudou no Parque São Jorge. Protestos tomaram conta do ambiente corintiano e Ronaldo anunciou a aposentadoria. Mesmo assim, a vida seguiu, Tite continuou no comando e conquistou a Libertadores e o Mundial no ano seguinte.
Quatro anos depois, em 2015, já como campeão da competição, o Corinthians voltou a disputar a pré-Libertadores. Desta vez, porém, o cenário foi bem diferente do visto em 2011.
Sob o comando de Tite, o Timão atropelou o Once Caldas, da Colômbia, por 4 a 0, na Neo Química Arena, e apenas confirmou a classificação com o empate em 1 a 1 fora de casa. Na edição, o Alvinegro foi eliminado pelo Guaraní do Paraguai, nas oitavas de final.
O Guarani, aliás, voltou a reencontrar o time alvinegro anos depois, mas em uma pré-Libertadores. Em 2020, ainda na segunda fase da preliminar, o Corinthians perdeu por 1 a 0 na ida fora de casa e levou a decisão para a Neo Química Arena.
Em São Paulo, o time do Parque São Jorge venceu por 2 a 1, mas o resultado não foi suficiente para a classificação. Isso porque o fator ‘gol fora de casa’ ainda era utilizado na competição e pesou a favor dos paraguaios.
Além do Corinthians, outros brasileiros já disputaram e foram eliminados na pré-Libertadores; Relembre:
Chapecoense
Em 2018, a equipe de Santa Catarina disputou a Libertadores pela segunda vez em sua história. Na segunda fase da pré, a despedida da competição aconteceu com duas derrotas por 1 a 0 para o Nacional, do Uruguai.
São Paulo
Um ano depois da Chapecoense, em 2019, foi a vez do São Paulo sentir o gosto da eliminação antes da fase de grupos. Também na segunda fase, o tricampeão da competição perdeu por 2 a 0 para o Talleres, da Argentina, fora de casa, e teve que levar a decisão em busca de um milagre para o Morumbi.
Milagre esse que não aconteceu e, após empate sem gols, o time comandado por André Jardine foi eliminado da competição continental.
Grêmio
Outro tricampeão a conhecer uma eliminação na pré-Libertadores foi o Grêmio. Em 2021, o Imortal chegou a passar pela segunda fase da preliminar ao vencer o Ayacucho, do Peru, com o placar agregado de 8 a 2.
Mas a eliminação veio na terceira rodada, a última antes da fase de grupos. Contra o Independiente del Valle, do Equador, duas derrotas por 2 a 1 renderam a eliminação ao Grêmio.
Fluminense
Assim como o Grêmio no ano anterior, o Fluminense foi eliminado na terceira e última fase antes da fase de grupos da Libertadores. Após passar pelo Millonarios, da Colômbia, o Tricolor das Laranjeiras parou no Olímpia, do Paraguai.
A eliminação doeu nos torcedores que até então não haviam conquistado o torneio. Após vitória por 3 a 1 no estádio Nilton Santos, a equipe comandada por Abel Braga foi ao Defensores del Chaco e perdeu por 2 a 0. Nos pênaltis, o 4 a 1 assegurou a classificação dos paraguaios.
Fortaleza
O Leão do Pici seguiu os passos dos outros tricolores e caiu na terceira rodada, em 2023. Depois de eliminar o Deportivo Maldonado, do Uruguai, com o placar agregado de 4 a 0, o Fortaleza perdeu por 1 a 0 no Castelão e, na volta, por 2 a 1 em Assunção para se despedir da competição.
Red Bull Bragantino
Em 2024, não tinha como a edição passar sem um brasileiro ser eliminado na pré-Libertadores. Isso porque Red Bull Bragantino e Botafogo se encontraram na terceira fase da preliminar, com o time do interior de São Paulo levando a pior.
A equipe de Bragança Paulista chegou ao duelo após tirar o Águilas Doradas, da Colômbia, nos pênaltis. Contra os cariocas, a derrota por 2 a 1 na ida e o empate em 1 a 1 na volta levou o Red Bull à eliminação.