Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians entra com ação na Justiça para usar hino 'Campeão dos campeões' sem pagar; entenda

Clube é cobrado pelo uso da canção e abre processo para utilizar a música sem restrições; editoras detentoras dos direitos autorais alegam falta de provas permitindo a utilização da música que embala a torcida alvinegra

3 out 2023 - 12h42
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O Corinthians entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) contra as editoras Musical Corisco e a Musiclave pelo direito de usar o próprio hino sem precisar pagar por isso. Em contestação, as empresas afirmam que o clube não tem provas de que pode utilizar a canção sem restrições. O processo teve início em janeiro deste ano após falta de acordo entre as partes. O ação ainda está em fase inicial.

Segundo os advogados do Corinthians, a questão foi levada à Justiça após o clube ser cobrado pelo uso do hino em uma situação específica, não detalhada, ocorrida anos atrás. Composta em 1953, a canção "Campeão dos Campeões" é de autoria do músico Benedito Lauro D'Ávila, com quem o clube paulista afirma que tinha um "acordo verbal" para a utilização do hino. As editoras, com quem o autor firmou contrato na década de 1970, contestam a tese e consideram ilegítima a ação por parte do Corinthians.

'Campeão dos Campeões'. Utilização de hino por parte do Corinthians está na Justiça
'Campeão dos Campeões'. Utilização de hino por parte do Corinthians está na Justiça
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Na argumentação, os advogados do Corinthians citam caso precedente, quando, em 2007, a Justiça do Rio de Janeiro deu ganho de causa ao Fluminense após o clube carioca ser contestado pela Editora Fermata do Brasil pela utilização do hino sem autorização em uma campanha publicitária cinco anos antes. O tribunal entendeu que a canção estava associada ao patrimônio cultural da agremiação das Laranjeiras.

"Esse processo do Fluminense beneficiou todos os demais clubes do Rio. É uma situação exatamente igual à do Corinthians. Queremos que o Corinthians não seja cobrado para usar o hino. Quem vai continuar administrando esse hino são os sucessores do autor por meio da editora", diz José Araújo de Novaes Neto, advogado do clube. "Durante décadas, o Corinthians sempre usou o hino e nunca foi cobrado por ele porque existe uma compreensão de que o clube pode usá-lo. Se o Caetano Veloso quiser gravar o hino, por exemplo, vai ter de pedir autorização para a editora. Mas o Corinthians quer usar o hino e não pagar por isso", completou.

Ao Uol, as editoras afirmam que Lauro D'Ávila, morto em 1985, não deixou nenhum documento permitindo ao Corinthians utilizar "Campeão dos Campeões" sem a necessidade de pagamento. A reportagem do Estadão tentou contato com a defesa da Musical Corisco e da Musiclave, mas não houve resposta. Em caso de manifestação, a matéria será atualizada.

Vale ressaltar que o processo não faz referência ao uso do hino nas partidas da equipe, por exemplo. Neste caso, a execução pública da canção requer pagamento ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que faz o repasse aos donos dos direitos autorais.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade