Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians completa 113 anos em meio a crise financeira e com foco em título inédito da Sul-Americana

1 set 2023 - 05h06
(atualizado às 09h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Às 20h30 do dia 1º de setembro, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, o grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista. Nesta sexta-feira, o segundo clube mais popular do Brasil completa 113 anos de existência, às vésperas de um clássico contra o rival Palmeiras.

Foto: ( Rodrigo Coca/Corinthians) / Gazeta Esportiva

Uma das agremiações mais tradicionais e vitoriosas do país, o Timão vive momento conturbado do ponto de vista financeiro, o que acaba impactando no futebol. O Corinthians possui mais de R$ 900 milhões de dívidas, sendo mais de meio bilhão em obrigações a pagar no curto prazo (em menos de um ano).

O Corinthians registrou R$ 39,5 milhões de déficit no primeiro semestre de 2023, como mostra o balanço financeiro divulgado pelo clube. Os números foram apresentados e aprovados pelo Conselho de Orientação (Cori) e demais órgãos reguladores do Alvinegro.

Em novembro, o clube conhecerá o presidente para o próximo triênio, já que a gestão de Duilio Monteiro Alves está chegando ao fim. André Negão (Situação) e Augusto Melo (Oposição) são os únicos candidatos até o momento, e uma terceira via não está descartada.

Lado financeiro e político à parte, o Corinthians se encontra na busca do título inédito da Copa Sul-Americana. A equipe enfrentará o Fortaleza na semifinal do torneio, decidindo a eliminatória na Arena Castelão. O Timão não levanta uma taça desde 2019, quando se sagrou campeão paulista em cima do São Paulo. De lá para cá, a equipe bateu na trave no Paulistão de 2020 (vice para Palmeiras) e na Copa do Brasil de 2022 (vice para Flamengo).

Neste ano, o Corinthians caiu precocemente no Campeonato Paulista para o Ituano, nas quartas de final. Na época, a equipe ainda era comandada por Fernando Lázaro. Já na Copa do Brasil, o Timão foi eliminado na semifinal para o São Paulo, vencendo a ida em Itaquera por 2 a 1, mas perdendo a volta no Morumbi por 2 a 0.

No Brasileirão, a situação do Timão não é simples. A equipe está na 13ª colocação com 25 pontos, quatro a mais em relação à zona de rebaixamento, mas com um jogo a menos. Apesar dos números não serem ruins em um recorte recente, o desempenho da equipe vem deixando a desejar com o técnico Vanderlei Luxemburgo e a pressão sobre o treinador aumentou especialmente após a derrota por 1 a 0 para o Estudiantes, na última terça. Apesar da classificação para as semis da Sula, o time sofreu 30 finalizações dos argentinos ao longo dos 90 minutos disputados em La Plata.

Neste contexto, a equipe receberá o Palmeiras em Itaquera no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), pelo Brasileirão. Apesar de Luxa estar respaldado pela diretoria, uma derrota acachapante para o maior rival pode gerar forte instabilidade no CT Dr. Joaquim Grava.

Para comemorar o aniversário de 113 anos, o clube organizou um amistoso entre ídolos do Corinthians e do Real Madrid, em uma espécie de reedição do duelo do Mundial de 2000, que o Timão acabaria campeão ao bater o Vasco na final. O jogo festivo será nesta sexta-feira, às 20h30, na Neo Química Arena. A festa, porém, terá início às 19h10.

Nomes como Danilo, Marcelinho Carioca, Vampeta, Edilson, Luizão, Dinei, Edilson Capetinha, Karembeu, Seedorf, Sávio, Zé Roberto e Ricardo Rocha estão confirmados para uma noite que promete ser de muita comemoração na zona leste de São Paulo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade