Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians aprova condição do gramado da Arena e adia raspagem completa; saiba detalhes

22 dez 2021 - 06h21
Compartilhar
Exibir comentários

A ausência de férias e pré-temporada entre 2020 e 2021 não afetou apenas o elenco do Corinthians. A equipe que cuida do gramado da Neo Química Arena também teve de se reinventar em uma época atípica devido as adaptações aos protocolos de controle da pandemia do coronavírus.

"Lá no Corinthians sempre é um desafio porque é um gramado único na América, tudo é um desafio lá, e esse ano praticamente não parou, um gramado que todo verão dá uma sentida. A gente foi aproveitando janelinhas de 10, 15 dias que tínhamos para fazer alguma coisa para manter o campo no nível que todos estão acostumados. Em abril, aproveitamos para dar uma semeada, basicamente o que estamos fazendo agora, mas com menor intensidade".

Quem conta os detalhes dos cuidados que estão sendo tomados com a grama da casa corintiana é André Amaral, diretor de operações e sócio da World Sport, empresa responsável pelo trabalho de manutenção do campo.

À Gazeta Esportiva, André explicou que houve uma mudança de planos na programação interna. A reforma mais agressiva, que precisa acontecer a cada três anos, aproximadamente, foi adiada por dois motivos: a condição atual do campo; e o fato de que a temporada de 2022 vai terminar na primeira quinzena de novembro.

"Estava programado uma reforma mais pesada, porque ia ter um evento lá. Ia ter um show de uma empresa, iam usar o gramado. A gente ia aproveitar e fazer a reforma. Quando cancelaram, a gerência da Arena, o departamento de futebol do Corinthians, a World Sports, a gente discutiu para ver se precisava, porque talvez eles teriam de perder um ou dois jogos, como foi da outra vez, mas tinha o Pacaembu. Agora, não tem mais o Pacaembu".

"A gente conversou, o gramado está bom, o pessoal do futebol disse que por eles estava muito bom e que poderíamos aproveitar a janela da Copa do Mundo. Teria um prazo maior no ano que vem".

"O gramado está bom, tecnicamente não tem nada que comprometa, e aproveitaria essa janela (da Copa do Mundo de 2022), que é muito mais saudável".

A última vez que a Neo Química Arena passou por esse processo, agora agendado para ser iniciado em novembro do próximo ano, foi ao fim da temporada de 2018.

"A gente raspa o campo. O campo volta a ser areia, só ficam as fibras, e a gente começa do zero. Na última vez que fizemos esse trabalho, entre começar e entregar o primeiro jogo, foram 55 dias", contou André, antes de falar sobre o trabalho que já está sendo feito visando o início do Campeonato Paulista.

"Esse ano é um corte vertical agressivo, porque acumula um pouco mais de material orgânico em relação aos gramados que não são híbridos. Estamos fazendo essa limpa, depois vamos jogar mais sementes, depois areia, e fazer uma descompactação pesada, para jogar essa areia do solo".

O gramado do Corinthians recebe um tratamento diferenciado por adotar a grama Rye Glass, que é uma grama de inverno, algo incomum na América, além de uma fibra sintética que é amarrada à raíz da grama sem ficar aparente. Ela existe em cerca de 3% de todo o espaço.

"No verão é o momento que a grama tende a dar uma sentida, mas isso sempre depende de como a grama chega ao verão. E, nesse ano, o gramado chegou muito bem. Estive na Arena na sexta-feira conferindo o sistema de manutenção, a gente usa água gelada por baixo, e está tudo funcionando perfeitamente. Dessa maneira, não teremos problema algum".

A semeadura deve terminar antes do Natal. Segundo André Amaral, com o tempo que a empresa tem à disposição, tudo estará terminado com antecedência, e o Corinthians poderá usar seu estádio em plenas condições desde a primeira rodada do Paulistão.

"Nunca vi a Arena tão bem em fim de ano como nesse ano. Estou tranquilo, porque o campo vai melhorar ainda mais", concluiu.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade