Como Corinthians se prepara para amenizar efeitos de ceder estádio para a NFL
Neo Química Arena estará sob o controle da liga de futebol americano ao longo desta semana; gramado passou por reforma neste ano
A partir desta segunda-feira, 1º de setembro, a Neo Química Arena, casa do Corinthians, "muda" de nome e passa a ter um novo dono — pelo menos nesta semana. Com a chegada da National Football League (NFL) ao Brasil, a casa corintiana passa para o controle da liga de futebol americano, que realizará as alterações necessárias antes da partida entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs nesta sexta-feira, 5, a partir das 21h (de Brasília).
O duelo é o segundo da temporada regular da NFL no País. Em 2024, Philadelphia Eagles e Green Bay Packers fizeram a partida inaugural em terras brasileiras. Para este ano, a operação da liga será semelhante: serão instaladas novas cadeiras e arquibancadas móveis, além da aplicação da marcação de campo de futebol americano no gramado do estádio — com as separações das jardas.
Ainda, a tendência é que certas marcações no campo estejam visíveis durante o próximo compromisso do Corinthians. No entanto, a organização do estádio garante que a qualidade do campo não será afetada — justamente por haver um intervalo de cinco dias entre as duas partidas.
O que muda com o jogo? Além do nome do estádio que, por questões contratuais, é divulgado como Arena Corinthians pela NFL, sem os naming rights, serão adicionadas arquibancadas móveis no setor leste superior (1.140 novos lugares) e 7.400 cadeiras no setor norte, dois requisitos da NFL para a partida. A expectativa é de que ambos sejam removidos até a partida contra o Athletico-PR.
O gramado, que foi motivo de críticas pelos jogadores no último ano, que estaria muito "escorregadio" para o padrão da liga, passou por uma reforma de US$ 500 mil dólares (R$ 2,7 milhões), custeada pela NFL, durante o Mundial de Clubes.
"Estamos sempre focados em proporcionar a melhor experiência para nossas equipes em todos os sentidos, e certamente o campo é um componente chave disso. Nossa equipe está trabalhando com o Corinthians para garantir a melhor superfície de campo possível para este jogo e estamos confiantes nisso em todos os sentidos para este ano", afirmou Peter O'Reilly, vice-presidente executivo da NFL, na última semana.