"Catimbeiro", carrasco e vilão; saiba como Corinthans bateu São Paulo
- Diego Garcia
- Direto de São Paulo
Corinthians e São Paulo fizeram clássico equilibrado no Pacaembu neste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com todos os ingredientes deste confronto, a equipe alvinegra derrotou o rival por 1 a 0, com gol do "carrasco" Danilo, além da participação decisiva de "vilões" e até de um "catimbeiro".
» Por onde anda: veja jogadores de renome em times pelo Brasil
» De curiosidades a destaques, saiba tudo da Libertadores 2012
"A gente caiu na pressão deles, o Jorge Henrique fez o papel dele, esse é o jogo dele, catimbeiro. Mérito dele. Tivemos chances de gol e eles também, quem fosse vitorioso seria justo. O tabu fica engasgado, mas é um jogo ou outro, vamos buscar o título", afirmou Casemiro após a derrota, se referindo ao polêmico Jorge Henrique.
O corintiano foi acusado pelos são-paulinos de ter provocado a expulsão de João Filipe, aos 14min do segundo tempo, quando o duelo se encontrava com o time tricolor melhor no jogo. O atacante Lucas também alfinetou a postura do camisa 13, dizendo que ele tem "um dom" de provocar os adversários e sair ileso.
O autor da falta, João Filipe, aliás, foi apenas um dos vilões tricolores na tarde deste domingo. Isso, porque o meia Jadson desperdiçou pênalti sofrido por Cortez no final do primeiro tempo e jogou fora a chance de empatar o confronto em um momento crucial do clássico.
Catimbeiro e vilões à parte, o duelo ainda teve um herói em especial. Foi o meia Danilo, que marcou seu terceiro gol em seu ex-clube desde que chegou ao arquirrival. Ele já havia feito na vitória por 4 a 3, pelo Paulista de 2010, e também na goleada por 5 a 0, pelo Brasileiro do ano passado. Com isso, consolidou neste domingo sua fama de "carrasco" tricolor.
O camisa 20 teve ótima atuação ao longo do clássico,. Mais aberto pela ala esquerda, o meia constantemente trocava de posição com Jorge Henrique, que fazia as vezes pelo centro do meio de campo e confundia a defesa são-paulina. Perdidos, Cícero e Casemiro não conseguiam acompanhar as movimentações do meio alvinegro.
A proposta tática corintiana acabou dando resultado ainda aos 21min do primeiro tempo, quando Danilo subiu sozinho na grande área e cabeceou no fundo da meta de Denis. A equipe do Parque São Jorge ainda poderia ter ampliado, mas perdeu algumas chances.
No confronto, o equilíbrio tomou conta especialmente porque o Corinthians foi melhor na primeira etapa, e o São Paulo retrucou no segundo tempo. Entretanto, a inferioridade numérica acabou sendo crucial para o revés, que deixou o time alvinegro na liderança do Campeonato Paulista com 17 pontos ao lado do Palmeiras. Os tricolores estacionaram nos 14.
Veja números do clássico, de acordo com o Footstats
Posse de Bola:
Corinthians - 49%
São Paulo - 51%
Passes:
Corinthians - 275 certos e 44 errados
São Paulo - 256 certos e 33 errados
Lançamentos:
Corinthians - 17 certos e 20 errados
São Paulo - 10 certos e 30 errados
Finalizações:
Corinthians - 7 certas e 6 erradas
São Paulo - 4 certas e 6 erradas
Dribles:
Corinthians - 8 certos e 5 errados
São Paulo - 17 certos e 4 errados
Desarmes:
Corinthians - 26 certos e 1 errado
São Paulo - 16 certos e 4 errados
Cruzamentos:
Corinthians - 4 certos e 14 errados
São Paulo - 2 certos e 16 errados
Perdas de Bola:
Corinthians - 38
São Paulo - 52
Impedimentos:
Corinthians - nenhum
São Paulo - 4
Faltas cometidas:
Corinthians - 24
São Paulo - 23
Rebatidas:
Corinthians - 7
São Paulo - 14
Escanteios:
Corinthians - 7
São Paulo - 4
Cartões:
Corinthians - 4 amarelos
São Paulo - 3 amarelos e 1 vermelho