Conmebol muda posição da cabine do VAR, que agora fica distante do banco de reservas
Medida da entidade visa possibilitar mais conforto aos árbitros na hora de tomar as decisões
A Conmebol anunciou que o VAR será posicionado no lado oposto ao banco de reservas para oferecer mais tranquilidade e imparcialidade aos árbitros, medida já testada recentemente em competições da entidade.
A Conmebol divulgou nesta quarta-feira, 16, uma mudança que vai mexer nas dinâmicas da partida em competições da entidade. A partir de agora, a consulta dos árbitros ao VAR não será mais ao lado do banco de reservas. O aparelho será posicionado do lado oposto para que os árbitros tenham mais tranquilidade para tomar as decisões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Com a mudança da Área de Revisão de Arbitragem (RAA), buscamos proporcionar melhores condições de trabalho para a equipe de arbitragem, para que possam tomar suas decisões com a maior serenidade e imparcialidade, em conformidade com as Regras Claras, uma das políticas mais importantes da Conmebol", declarou Enrique Cáceres, presidente do Comitê de Árbitros da entidade.
Os testes para efetivar a mudança foram feitos na terça-feira, 15, em três jogos dos playoffs da Copa Sul-Americana: Central Córdoba 0x0 Cerro Largo, Bahia 0x0 América de Cali e Independiente de Valle 4x0 Vasco da Gama. O VAR, inclusive, já havia sido utilizado no lado oposto ao banco de reservas no Campeonato Carioca de 2025.
Na noite desta quarta-feira, 16, outros jogos da Sul-Americana terão a novidade. Entre eles, as partidas dos brasileiros Alianza Lima x Grêmio. Na quinta-feira, 17, o duelo entre Atlético Bucaramanga x Atlético-MG também terá o VAR posicionado da nova maneira.