CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente


 Compras



Fernando Santos
Quarta-feira, 23 Janeiro de 2002, 16h58
terraesportes@terra.com.br

O fraco Jordan


Os efeitos da idade e dos três anos de afastamento da NBA estão pesando mais do que o esperado nas pernas de Michael Jordan. Seu rendimento tem sido cada vez menor nos últimos minutos de jogo, até mesmo nos últimos períodos. O tempo, como era possível prever, está sendo cruel com o rei.

Duas partidas nos últimos dias mostram como tem sido difícil para Jordan manter seu ritmo. Na terça-feira, contra o Philadelphia, Michael terminou o primeiro tempo com 28 pontos. No segundo, apenas dois. Atuação semelhante aconteceu contra o Houston Rockets, quando marcou 25 pontos no primeiro tempo, e apenas quatro no segundo (salvo pequeno engano nas estatísticas dessa partida).

Michael Jordan ainda tem muito talento. E por isso tem jogado como o velho Michael Jordan nos instantes iniciais. Com gás, e pernas descansadas, ele consegue se deslocar, abrir espaços e ter força para bons arremessos. Mas, com o decorrer da partida, sua força mingua, como um tanque de combustível furado. Termina o jogo quase a zero.

Falta resistência a Michael Jordan. No segundo tempo, ele não tem a mesma capacidade de se livrar da marcação. É cada vez mais difícil conseguir espaço para bons arremessos. Não é por acaso que tem sofrido tantos tocos e provocado outros tantos desperdícios de bolas.

O mais complicado para ele parece ser mesmo os joelhos. Instáveis e doloridos, eles não proporcionam a Jordan uma boa condição para arremessos. Não é apenas a pontuação de Jordan que cai nos períodos finais. Ele também arremessa menos.

A idade está sendo implacável com o velho rei do basquete. Desde sua volta, o maior temor não era com relação a sua capacidade técnica. Prova disso foi o incrível primeiro período contra o Sixers: 17 pontos. Mas a grande preocupação era, e continua sendo, sua capacidade física. Não é fácil para um homem de 38 anos, ainda mais para alguém que viveu três deles jogando golfe.

Jordan resiste na quadra nos instantes finais com o nome que leva na camiseta. Ele joga com o que os técnicos costumam chamar de "experiência". É uma tentativa de dar respaldo aos demais jogadores, de passar um pouco de tranquilidade. Mas nem mesmo os últimos arremessos estão sendo direcionados para ele.

Uma situação que pode provocar uma nova interrupção na carreira de Jordan. Ele já declarou que acredita ter pelo menos mais uma temporada pela frente. Antes, é preciso consultar suas pernas e seus joelhos.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos