CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Coluna do Internauta
Segunda-feira, 03 Setembro de 2001, 17h40
terraesportes@terra.com.br

Os irresponsáveis


Alan Denis Homsi

Eis o futebol medíocre que os técnicos estão implantando em nosso país. Desde o final da década de 80, vendo que o futebol espetáculo apresentado pelas Seleções de 82 e 86 não deram campeonatos mundiais, os “técnicos-professores” – seriam professores se ensinassem algo correto e não errado, como está se vendo com o não-resultado – resolveram, então, impor um novo modo de jogo, que não condiz com a habilidade nata dos jogadores brasileiros.

Este novo modo de se jogar futebol – que técnicos “espertalhões” tiraram da cartola – ao qual me refiro, é o chamado futebol de resultados. É utilizado não somente por técnicos dos profissionais, mas também - que é o pior – pelos das categorias mirim em diante. Na idade em que o garoto desenvolve suas qualidades, lá vem os treinadores “modernos” e o implanta no espírito do resultado. E o que acontece, acontece que aquele mesmo garoto se vê na obrigação de deixar de lado as canetas desconcertantes, as belas gaúchas, os balõezinhos, para incorporar-se só na meta de vencer, sem dar espetáculo.

A magia do futebol está no drible, e estes “técnicos-professores” – como se autodenominam – não podem tirá-lo. Estão tirando a alegria que o povo sente ao ver um drible de quebrar a coluna de qualquer zagueirão durão. O técnico ao perceber a qualidade que determinado jogador possui, devia mante-la e encaixa-la num futebol competitivo. Deste modo, teria o perfeito casamento da raça com a habilidade.

Não vemos, sequer, um técnico dizer algo a respeito de novas táticas que priorizem o ataque. O 4-4-2 está sempre predominando nas equipes, porque não inovar com novos esquemas ousados ? Hoje, vemos até quatro volantes num time só, antigamente isto era impensável, é um absurdo! Estes novos treinadores horrorosos estão assassinando o futebol brasileiro!

Nós, brasileiros amantes do futebol, não pedimos futebol-espetáculo, tampouco futebol-arte, queremos simplesmente futebol, o futebol bem jogado, porque isto que a seleção tenta jogar não é futebol; só vemos jogadores desmotivados, sem esquema tático, querendo fazer tudo sozinho, afobados, não acertam nem um mísero passe de dois metros. O jogador-cérebro não mais existe, os atuais meio-campistas mais parecem atacantes . Time bobo existe, sim . O que não existe mais é a superioridade de nossa Seleção em relação às outras. Ou melhor, viramos bobos também .

E os dirigentes, o que falar destes desinteressados em futebol, que só pensam em encher o bolso. Os dirigentes – são raros os que se salvam - , seja de qual entidade for, também são muito responsáveis pela destruição – que é a realidade – do futebol brasileiro. Nada entendem de futebol, porque se soubessem ao menos o mínimo, não deixariam os técnicos substituírem a habilidade pela marcação, e nada mais. E não só é tal mal que fizeram e continuam fazendo; a desorganização dos campeonatos está cada vez maior, sem falar na administração de seus clubes. A CBF e o Clube dos Treze brincam com o futebol brasileiro... O atual presidente do Vasco é o maior exemplo da canalhice dos cartolas.

O futebol de resultados não pode, nem deve ser extinto de uma hora para outra, senão presenciaríamos verdadeiros caos dentro de campo. A natureza com que construímos nosso belo currículo de títulos na Seleção, deve ser a mesma para reconstruir nosso querido popular futebol – se é que existem pessoas do meio mais interessadas na completa reorganização do futebol, do que com o futebol de negócios(outro fator prejudicador do futebol), que veio lado a lado com o futebol de resultados a culminar nesta falta de identidade que está presente em todos os gramados brasileiros.

PS : Não nos esqueçamos das arbitragens, que tem lá suas mutretas!

Alan Denis Homsi ,20 anos, estudante de jornalismo da Faculdade da Cidade no Rio de Janeiro

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos