CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Marcos Caetano
Domingo, 21 Outubro de 2001, 20h36
terraesportes@terra.com.br

A honra do rubro-negro


Como pode ser que o time tricampeão carioca, campeão da Copa dos Campeões e pré-classificado para a Copa Libertadores esteja, poucas semanas depois dessas importantes conquistas, entre os últimos colocados do Campeonato Brasileiro? Como é possível que um clube com a tradição do Flamengo esteja correndo o risco de estar na lista dos quatro times que cairão para a segunda divisão ao final do campeonato? Nós cronistas temos uma longa tradição de perguntas pertinentes. Lamentavelmente, não posso dizer que tenhamos o mesmo retrospecto quando o tratamos de encontrar respostas.

No caso da derrocada do Flamengo, entretanto, não é preciso ser um Houdini para adivinhar-lhe as causas. Na verdade, qualquer indivíduo com um mínimo de bagagem boleira pode posar de pitonisa. Perguntem ao milionário da Vieira Souto, ao Chico do Bracarense ou ao uruguaio que faz malabarismos com tochas no sinal do Humaitá por que o Flamengo caiu tanto de produção. “Não tinham que ter vendido o Gamarra. Nem o Leandro. Nem o Adriano” – dirão eles, num improvável jogral.

De fato, não há como deixar de culpar os dirigentes rubro-negros pelo crime de desmontar a espinha dorsal do melhor time brasileiro do primeiro semestre, ao lado do Grêmio. Ainda mais se considerarmos que eles tiveram o requinte de negociar jogadores de todos os setores do time: Gamarra, que liderava e dava solidez à defesa; Leandro, que protegia a zaga e iniciava as jogadas de ataque; e Adriano, que era o referencial que todo time que se preze precisa ter na grande área.

A coisa se complica ainda mais se observarmos que os três jogadores que formam a nova espinha dorsal do time – Juan, Vampeta e Edílson – são continuamente convocados para servir à Seleção Brasileira, que no segundo semestre está com a agenda cheia e não pode perder nem o cara-ou-coroa do início das partidas.

Qual é, então, a terceira espinha dorsal do Flamengo? Não sabemos. Nem eu, nem o leitor, nem o cada vez mais estressado Zagallo – que poderia esperar tudo a essa altura da carreira, menos encerrá-la como o comandante do rubro-negro no ano em que esse foi rebaixado pela primeira vez na história.

Exagero? Pode ser. Mas se há alguém que talvez possa alertar os rubro-negros sobre a dura viagem às catacumbas do rebaixamento, esse alguém é este tricolor apaixonado, que ralou os joelhos até os ossos nas três quedas seguidas de seu time – façanha impensável, num país onde existem apenas três divisões no futebol. E se pude tirar uma lição do gosto amargo que a lama podre do fundo do poço deixou em minha boca – talvez para sempre – essa lição foi a seguinte: quanto maior o time, mais difícil será para ele lidar com a mistura de ópera alemã e novela mexicana que é a luta contra o fantasma da segundona.

Começa pela negação. Dou um exemplo: no jogo de ontem, analistas e dirigentes rubro-negros só falavam das chances de classificação, mesmo que remotas. Agora perguntem a Guarani, Botafogo, Sport, Gama e Juventude, que estão ali embolados com o Flamengo, qual a sua prioridade. A resposta de todos será: “não cair para a segunda divisão”. Essa é a diferença. E por incrível que pareça, mesmo após a derrota, ainda ouvi gente dizendo que se ganhar os oito jogos que faltam o Flamengo ainda pode se classificar.

Não é só a negação. Competições paralelas, a pressão de uma gigantesca torcida-estado, a desmotivação de craques acostumados às grandes glórias e uma certa cobrança para apresentar um futebol bonito completam o baú de maldades que os deuses do futebol reservam para os gigantes que ousam desafiar o bom-senso, se considerando à prova de burrice administrativa.

Tenho certeza que se o Flamengo cair, a CBF e os demais clubes jamais permitirão que o time dispute a segunda divisão. Mas não é isso que está em jogo. O que está em jogo é a honra do poderoso rubro-negro, de tantas vitórias e conquistas. Os dirigentes do Flamengo precisam entender que, independente de tapetões e viradas de mesa, os 35 milhões de torcedores não querem essa mancha na história do clube. Resta saber se esses dirigentes vão querer essa mancha em suas consciências.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos