CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Terça-feira, 23 Outubro de 2001, 17h09
terraesportes@terra.com.br

A honra e o caloteiro


Já são seis meses sem receber salários. E o que deveria ser um exemplo de estrutura para os chamados "esportes amadores" no Brasil se esfarela. Transformou-se num exemplo de incompetência, irresponsabilidade, irracionalidade, uma situação insustentável.

Esse é o basquete do Vasco, atual bicampeão nacional, que já passou há muito tempo do fundo do poço. Crise que só não explodiu de uma vez devido ao comando honrado de Hélio Rubens, capaz de segurar aquela que promete ser a maior barra de sua longa e vitoriosa carreira.

O treinador consegue, junto ao grupo, abafar a dura situação. Só não consegue evitar os reflexos dentro da quadra. No último domingo, derrota por 22 pontos para o Fluminense, pelo Campeonato Carioca. E o que se pode esperar da partida do próximo domingo, contra o arqui-rival Flamengo?

Vale reforçar: essa é a situação do atual campeão brasileiro. Não é difícil imaginar como estão as outras equipes. Franca, por exemplo, por pouco não foi obrigada a fechar as portas. Teve de fazer uma "vaquinha" entre os empresários locais para manter o time em atividade.

É assim que caminha o basquete brasileiro. Mesmo nessa situação, Hélio Rubens ainda é capaz de descobrir um Nenê, de continuar seu incomparável trabalho de renovação. Ele merece mesmo uma estátua, não pelas suas conquistas, mas pela sua hombridade e dedicação ao esporte.

Só para comparar: na manhã desta quinta-feira, Hélio dos Anjos reclamou que desde que assumiu o time de futebol, em 18 de agosto, não tinha recebido nenhum tostão do Vasco. Resultado: arrumou as malas e foi para o Goiás. Há jogadores no Vasco que não recebem há nove meses!

Assim, não há como exigir nem mesmo uma vitória sobre os Catados da Serra. Num país sério, o clube já estaria sob intervenção, a equipe seria proibida de disputar competições oficiais e os jogadores teriam a chance de procurar emprego em outro lugar.

Mas estamos no Brasil. E, o que é pior, no Vasco de Eurico Miranda.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos