Campeonato nacional de natação começa na próxima segunda, dia 21
'Maria Lenk' coloca elite da natação em ação nas piscinas cariocas.
De 21 a 26 de abril, o Parque Aquático Fadel Fadel, na sede do Flamengo, será o centro das atenções da natação brasileira. O local recebe o Campeonato Maria Lenk, principal torneio do calendário nacional e etapa decisiva na formação das seleções que representarão o Brasil em compromissos internacionais, como o Campeonato Mundial, os Jogos Pan-Americanos, o Mundial Júnior e outras competições continentais.
Mais do que um campeonato, o Maria Lenk é uma vitrine para os melhores nadadores do país. A competição também serve como termômetro da nova geração que busca espaço no cenário global - caso de Stephan Steverink, atleta do Flamengo e um dos destaques da equipe anfitriã.
"Essa é a competição brasileira mais importante do ano. É aqui que a gente consegue vaga para os campeonatos internacionais, então é uma chance real de mostrar serviço e dar um salto na carreira", afirma Stephan. "É a competição que abre portas."
Disputado na casa rubro-negra, o torneio carrega um símbolo especial para os atletas do clube. Acostumado à piscina, onde treina diariamente, Stephan acredita que o ambiente pode jogar a favor.
"Conheço essa piscina como a palma da minha mão. É aqui que está o meu clube, meu time. Claro que tem pressão, mas eu vejo isso como algo positivo. Tem mais torcida, mais visibilidade. Isso dá um gás a mais", destaca.
Antes da disputa, o grupo Flamengo passou por um período de treinos e competições nos Estados Unidos, experiência que contribuiu para elevar o nível técnico da preparação - "Lá, nadamos com alguns dos melhores do mundo e tivemos acesso a estrutura incríveis. É um ambiente mais competitivo, que serve como motivação e aprendizado", completa o nadador.
Com entrada gratuita para o público, o Maria Lenk promete disputas acirradas e alto nível técnico. E o Flamengo, anfitrião da festa, entra em cena com chances reais de brilhar diante da própria torcida.