PUBLICIDADE

Campeã brasileira de ciclismo de estrada é suspensa por doping

29 out 2014 - 15h32
Compartilhar

Campeã brasileira de ciclismo de estrada neste ano e uma das principais ciclistas do Brasil, Marcia Fernandes foi suspensa por dois anos por doping. A decisão foi tomada pela Comissão Anti-Doping da Confederação Brasileira de Ciclismo (CAD-CBC) após a atleta ser flagrada pelo uso de eritropoietina (EPO), um hormônio produzido pelo rim que estimula a produção de células vermelhas do sangue e aumenta a resistência. Dessa maneira, ela não pode competir na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Marcia, de 23 anos, foi flagrada em exame realizado no dia 28 de junho, mesma data em que conquistou o título nacional. Após ser notificada no dia 1 de setembro, ela notificou a CBC que não realizaria um novo exame para a contra-prova. Segundo a entidade, ela sequer encaminhou uma defesa escrita.

Assim, em julgamento realizado no último dia 15 de outubro, a Comissão Anti-Doping decidiu punir a atleta por dois anos. A pena começa a valer no dia da audiência, com efeitos retroativos à data de notificação/suspensão preventiva (1 de setembro). Além disso, todos os resultados esportivos obtidos pela ciclista desde a data do controle positivo (28 de maio) foram desqualificados.

Além dela, Nayara Gomes Ramos, campeã brasileira sub-23, também foi suspensa por dois anos pelo uso da mesma substância.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade