Veja como estão os jogadores chamados para Copa de 2018 e esquecidos em 2022
A Seleção Brasileira promoveu uma importante renovação da Copa do Mundo de 2018 para a lista de 2022 divulgada nesta segunda-feira pelo técnico Tite. Dos 23 convocados para o Mundial da Rússia, 14 perderam espaço e não vão jogar no Catar, mesmo com a Fifa liberando, desta vez, uma lista com 26 atletas para cada país.
Como estão os atletas convocados para a Copa de 2018 que perderam o espaço na Seleção:
Cássio
Cássio
O goleiro, de 35 anos, permaneceu no Corinthians nestes últimos quatro anos, mas sofreu com a queda de rendimento de seu time em relação à conquista de grandes títulos. Teve momentos em que fez a diferença e outros com críticas. A boa fase de outros goleiros, como o palmeirense Weverton, também pesou.
Fagner
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O caso é semelhante ao de Cássio em relação ao fato de Corinthians não ter conseguido grandes conquistas ultimamente, o que prejudica em sua ascensão. Mesmo com a carência do Brasil na lateral direita, Fagner, de 33 anos, não se manteve nas convocações de Tite.
Marcelo
Divulgação/ Olympiakos
Era um ídolo do Real Madrid, mas foi perdendo espaço no time espanhol até ir para a reserva. Agora, Marcelo, de 34 anos, joga pelo Olympiacos, da Grécia, sem grande destaque.
Filipe Luís
Marcelo Cortes/Flamengo
Deixou o Atlético de Madrid, da Espanha, para jogar no Flamengo. Foi bem-sucedido no retorno ao futebol brasileiro com a conquista de vários títulos, mas, aos 37 anos, acabou superado por opções mais jovens na lateral esquerda.
Miranda
Rubens Chiri/saopaulofc.net
Em 2018, era uma das referências da Inter de Milão. Depois da Copa, foi para o futebol chinês e, a partir dali, passou a ficar fora das convocações. Desde o ano passado, está no São Paulo, chegou a ser lembrado em um jogo das Eliminatórias, mas não tem a regularidade como titular no próprio Tricolor.
Geromel
Atualmente com 37 anos, Geromel permaneceu no Grêmio nestes últimos quatro anos, mas a queda de rendimento de sua equipe, que caiu até para a Série B do Brasileirão, além do crescimento de zagueiros mais jovens no exterior, o fez ficar longe da Seleção.
Fernandinho
Fernandinho - o volante, ex-Manchester City, é reforço do Athletico-PR até 2024
Ficou marcado na Seleção por erros nas Copas de 2014 e 2018 e não fez mais parte da Seleção, mesmo jogando bem no Manchester City. Em 2022, Fernandinho (37 anos) retornou ao Athletico-PR.
Paulinho
Divulgação/Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Em 2018, Paulinho era jogador do badalado Barcelona. Mas, na Copa, ficou abaixo do esperado e, depois, foi outro a buscar os altos salários do futebol chinês. Agora, o volante, de 34 anos, está no Corinthians, mas em 2022 sofreu uma grave lesão no joelho que acabou com qualquer sonho da Seleção.
Renato Augusto
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Quando foi convocado em 2018, Renato Augusto (34 anos) já era jogador do Beijing Guoan, da China. Depois da Copa, permaneceu no clube, até voltar neste ano ao Corinthians. Recentemente, chegou a ser especulada a sua convocação, mas Tite preferiu chamar os jogadores que fizeram parte do ciclo de 2022.
Coutinho
CARL DE SOUZA / AFP
Em 2018, o meia era uma das referências da Seleção, mas não jogou bem na Copa. A partir daí, caiu de rendimento nos clubes e não teve mais sequência como titular no Barcelona e no Bayern de Munique. Hoje, Coutinho, de 30 anos, atua no Aston Villa, da Inglaterra, e na véspera da convocação sofreu uma lesão muscular que o tirou definitivamente da Copa.
Willian
Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Permaneceu no Chelsea até 2020 e, na sequência, jogou um ano no Arsenal. Depois, Willian, de 34 anos, teve uma passagem apagada pelo Corinthians. Agora, defende o Fulham, novamente no futebol inglês.
Douglas Costa
Divulgação/Grêmio
A idade não seria um problema para Douglas Costa, de 32 anos. Mas ele sofreu com a falta de regularidade na Juventus e no Bayer de Munique em virtude de lesões. Em 2021, atuou pelo Grêmio, rebaixado à Série B do Brasileirão. Neste momento, está na Major League Soccer.
Taison
Ricardo Duarte/Internacional
Talvez o jogador mais polêmico convocado para a Copa de 2018, Tailson ficou no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, até 2021. Agora, o atacante, de 34 anos, defende o Internacional. Na Seleção, não teve mais oportunidades com Tite.
Firmino
O atacante permaneceu no Liverpool nos últimos quatro anos, mas apresentou altos e baixos, chegando a ficar na reserva do time inglês. Ainda assim, Firmino, de 31 anos, esteve em várias convocações neste período, brigando pela vaga na Copa até o final.