PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Site se defende por boato de "pegadinha" envolvendo Elias

9 set 2014 - 15h32
(atualizado em 2/12/2014 às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Elias e Maicon foram citados em boato
Elias e Maicon foram citados em boato
Foto: Mowa Press

Um dia depois de Elias prometer processar quem criou boatos sobre ele na internet, o site humorístico Olé do Brasil resolveu se manifestar. O jogador ficou revoltado com uma série de boatos que envolveram o nome dele e do lateral Maicon, cortado da Seleção Brasileira. Mas o Olé do Brasil alega que não deu início a esses boatos e apenas criou um texto humorístico que cita uma "pegadinha", que inclusive já foi tirado do ar. O site também se desculpou com o pai de Elias, Eliseu Trindade.

A única informação confirmada até agora é que Maicon se atrasou na reapresentação à Seleção Brasileira e por isso foi cortado da equipe. Porém, isso não foi anunciado oficialmente pela CBF, o que gerou uma onda de boatos diferentes e negativos para os jogadores.

Elias se incomodou principalmente com um, que dizia que ele teve uma relação homossexual com Maicon. De acordo com o Olé do Brasil, a versão publicada no site era diferente: "a postagem do site tratava de uma (falsa, logicamente) 'pegadinha' de que teria sido vítima Elias, executada pelo jogador Maicon - e que teria sido a causa da dispensa do lateral".

O Olé do Brasil alega que tal postagem fez com que o site fosse vinculado a outros boatos. Além disso, critica a interpretação de texto dos leitores: "a postagem fictícia do Olé do Brasil foi interpretada como verdadeira por muitas pessoas e muitos veículos de jornalismo - mesmo descrevendo situações absurdas e completamente inacreditáveis para qualquer um que tivesse o mínimo cuidado de checar o relatado ou prestar atenção na proposta de comunicação do site".

Fato é que Elias se incomodou com tantos boatos e se manifestou nesta segunda-feira: "muita gente falou besteira, mas essas pessoas vão pagar até o final, porque eu vou entrar com ação, com meus advogados, contra pessoas que falaram mal a meu respeito". Resta saber se Elias estava se dirigindo ao site ou não.

Veja a nota oficial do site Olé do Brasil na íntegra:

O Olé do Brasil esclarece suposto envolvimento em boatos na internet, envolvendo os jogadores Elias e Maicon, da Seleção Brasileira.

Como explicitado no site, o Olé do Brasil não é um veículo de jornalismo, mas um site/blog satírico-humorístico, de notícias fictícias relacionadas ao futebol, inspiradas em situações do cotidiano.

No dia 07/09, a CBF comunicou sem detalhes o corte do jogador Maicon da Seleção Brasileira. A ausência de informações provocou boatos em diversos sites e redes sociais, que insinuavam erroneamente as razões para a saída de Maicon. Tais especulações eram compartilhadas por incontáveis usuários, que acreditavam em, ou ajudavam a divulgar, situações absolutamente falsas.

A partir de tais teorias absurdas, o site resolveu publicar um texto humorístico, na forma de uma notícia, obviamente fictícia pelo seu teor, com um tom crítico sobre a maneira irresponsável como o tema estava sendo tratado, mas que fugia totalmente das versões dos boatos maldosos. A peça foi publicada no dia 08/09.

A postagem do site tratava de uma (falsa, logicamente) "pegadinha" de que teria sido vítima Elias, executada pelo jogador Maicon _ e que teria sido a causa da dispensa do lateral. Jamais foi mencionada ou questionada a vida íntima de qualquer um dos citados na postagem _ cabe reforçar, humorística e fictícia.

Infelizmente, a postagem fictícia do Olé do Brasil foi interpretada como verdadeira por muitas pessoas e muitos veículos de jornalismo _ mesmo descrevendo situações absurdas e completamente inacreditáveis para qualquer um que tivesse o mínimo cuidado de checar o relatado ou prestar atenção na proposta de comunicação do site. Não bastasse isso, ao fim da postagem havia mais um aviso de que o conteúdo da matéria (e o do site) era totalmente ficcional.

Incomodado com tal repercussão equivocada, o senhor Eliseu Trindade, pai do jogador Elias, em seu nome, entrou em contato com o Olé do Brasil, explicando a situação e solicitando a retirada da matéria da internet. Como ocorre em situações similares, a matéria foi retirada, bem como todas suas chamadas. E um pedido formal de desculpas foi enviado ao pai do jogador, a seus familiares e ao próprio Elias.

O Olé do Brasil compreende os possíveis constrangimentos causados pelo compartilhamento equivocado do material por terceiros e por veículos de comunicação do país e do Exterior. O site tem como valor o respeito ao próximo e busca produzir humor respeitando excessos. O Olé do Brasil reitera que não criou nem fomentou qualquer boato relacionado ao inexistente relacionamento entre Maicon e Elias. Esse boato circulou nas redes sociais no mínimo 24 horas antes de o site abordar a dispensa de Maicon na forma (fictícia) como o fez. Portanto, o boato que aborda uma suposta relação entre jogadores da Seleção Brasileira não foi criado pelo Olé do Brasil, muito menos citado ou divulgado.

O Olé do Brasil finaliza agradecendo a compreensão e o apoio dos leitores e deixando um grande abraço a todos que entenderam a publicação como uma brincadeira, solidariza-se com Elias e seus familiares e repele a repercussão equivocada do conteúdo ficcional do site.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade