Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time
Publicidade

Ancelotti projeta Copa com o Brasil: "Oportunidade para fazermos algo para este país"

Técnico elogia preparação na Granja Comary, reforça confiança no elenco e projeta protagonismo de Vini Jr no Mundial

30 mai 2026 - 14h01
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Ancelotti já tem base montada da Seleção Brasileira –
Ancelotti já tem base montada da Seleção Brasileira –
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Jogada10

Às vésperas do amistoso contra o Panamá, último compromisso antes da viagem para a Copa do Mundo, o técnico Carlo Ancelotti demonstrou confiança no momento vivido pela Seleção Brasileira. Em entrevista coletiva concedida neste sábado (30/5), na Granja Comary, em Teresópolis, o treinador destacou o ambiente de trabalho, elogiou o comprometimento do elenco e reforçou a expectativa de realizar uma grande campanha no torneio.

O duelo contra os panamenhos acontece neste domingo (31/5), às 18h30, no Maracanã, e servirá como despedida da equipe diante da torcida brasileira antes do embarque para os Estados Unidos.

Ao fazer um balanço da preparação, Ancelotti ressaltou a qualidade do ambiente construído nos últimos dias e afirmou estar satisfeito com a evolução do grupo.

"O dia a dia é de felicidade. Estou feliz por estar aqui me preparando para uma Copa do Mundo. Com uma equipe forte, jogadores sérios, profissionais. Até agora a preparação tem sido muito boa. Temos tempo para nos preparar bem. O ambiente é bom, bonito, limpo, animado. É uma grande oportunidade para todos fazermos algo importante para este país", afirmou.

Defesa recebe atenção especial de Ancelotti

Durante a preparação para o Mundial, Ancelotti revelou que a organização defensiva tem sido uma das prioridades da comissão técnica. Segundo ele, o trabalho realizado nos treinamentos mostrou evolução significativa e foi bem assimilado pelos jogadores.

"Ontem trabalhamos muito em nível defensivo. Não quero limitar com muitas informações os jogadores do ataque, eles têm muita qualidade, não quero criar confusão com muita informação. Em nível defensivo, teremos uma informação diária até o último jogo", explicou.

Na sequência, o treinador destacou a importância dos defensores na estrutura da equipe.

"O trabalho nosso está focado ali. Neste sentido, os zagueiros, laterais têm uma responsabilidade importante. O treino de ontem foi muito bem. Estamos motivados. A equipe entendeu muito bem o que tem que fazer na defesa, porque temos jogadores com muita experiência e faltam dois zagueiros (Marquinhos e Gabriel Magalhães) muito importantes", completou.

Aliás, Ancelotti também descartou improvisações na zaga e garantiu que o setor de meio-campo está bem servido.

"Os zagueiros não vão jogar no meio. No meio estamos bem cobertos com Casemiro, Bruno, Fabinho, Danilo e Paquetá. Acho que a composição dos 26 jogadores nos dão qualidade, experiência, intensidade", afirmou.

Definições nas laterais

Questionado sobre a utilização de Wesley, que atuou como lateral-esquerdo em parte da temporada europeia, o treinador deixou claro que o jogador será utilizado em sua função original.

"Wesley foi muito bem na Roma como lateral-esquerdo. Foi uma surpresa. Mas precisamos dele aqui como lateral-direito. Ele vai atuar como lateral-direito", disse.

Além disso, Ancelotti indicou que Ibañez e Danilo podem atuar pelo mesmo setor, enquanto o lado esquerdo já está definido.

"O outro lado está bem definido com o Douglas Santos e o Alex Sandro", acrescentou.

Ancelotti já tem base montada da Seleção Brasileira –
Ancelotti já tem base montada da Seleção Brasileira –
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Jogada10

Vini Jr ganha papel de destaque para Ancelotti

Principal referência técnica do ataque brasileiro ao lado de Raphinha, Vinicius Júnior recebeu elogios do comandante italiano. Para Ancelotti, o atacante chega motivado e terá papel fundamental durante a Copa.

"Vinícius está bem e animado. Teve um tempo justo depois da temporada para descansar. Vai ter um papel importante, pelo que o Vini fez nos últimos anos, pelo que o Raphinha fez. São jogadores muito importante para nós", afirmou.

Além disso, Ancelotti minimizou qualquer preocupação com possíveis disputas de protagonismo dentro do elenco.

"Acho que o ego não é problema. Tem que manejar o ego para a equipe. A diferença de uma estrela e um campeão é que a estrela usa seu ego para a equipe e o campeão usa seu ego para si mesmo. Gosto do jogador com ego, mas que use com personalidade e caráter para ajudar a equipe", avaliou.

Aliás, o técnico também aprovou as mudanças implementadas pela Fifa para reduzir a cera e aumentar o tempo de bola rolando.

"O que a Fifa está estipulando como nova regra é bonito para o futebol. Evitar perda de tempo e simulação. São muito boas para ter o jogo fluído. Para nós, é importante", destacou.

Hino emocionante e calor sem preocupação

Em tom descontraído, Ancelotti comentou a dificuldade de cantar o hino brasileiro, mas fez questão de elogiar a canção.

"O hino nacional é muito bonito. Mas também está sendo muito complicado cantar, é muito difícil. Tanto que os jogadores novos têm dificuldade para cantar. É um hino que emociona", disse.

Por fim, o treinador afastou qualquer temor em relação às altas temperaturas que podem ser encontradas durante a Copa nos Estados Unidos.

"O clima, estamos acostumados. Acho que não teremos problema nesse sentido como tivemos na Itália em 1994. Foram mudados os horários dos jogos, alguns estádios são fechados. Acho que não vamos ter problema nesse sentido", concluiu.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra