Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time
Publicidade

Textor pede diálogo com social. Montenegro, porém, rechaça

Afastado do poder pela Justiça, empresário norte-americano segue afirmando que ainda é o proprietário do Botafogo

21 set 2026 - 13h03
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Afastado do controle da SAF do Botafogo após o clube entrar em recuperação judicial e acumular dívidas, John Textor tenta abrir diálogo com o clube social para retomar o poder, insistindo ser o verdadeiro dono. O associativo, que assumiu 51% das ações por descumprimento de aportes da Eagle Holding, rejeitou a aproximação. Por meio do influente ex-presidente Carlos Augusto Montenegro, o clube rechaçou negociar e afirmou que o empresário terá de prestar contas diretamente ao Botafogo ou à Justiça.
Dicilmente, o torcedor do Botafogo verá essa imagem novamente –
Dicilmente, o torcedor do Botafogo verá essa imagem novamente –
Foto: Instagram @john_textor / Jogada10

Ex-controlador da SAF do Botafogo, John Textor tem tumultuado um pouco mais o ambiente de transição de poder do Botafogo com inúmeras ações na Justiça dos Estados Unidos e do Reino Unido. Nos tribunais do Brasil, o Godfather, porém, só acumula derrotas. Sendo assim, o empresário norte-americano pediu um diálogo com social do Mais Tradicional, dono de 51% do futebol alvinegro, para retomar o clube-empresa.

Antes de tudo e de uma tentativa de "aproximação", contudo, Textor segue sustentando que é o verdadeiro dono da SAF do Botafogo. Neste fim de semana, aliás, ele até reapareceu no Rio de Janeiro para um evento da Conmebol. Em entrevista à "Espn", o empresário não abriu mão desta condição.

"Gostaria de manter um diálogo com o clube social e não ir à Justiça provar que sou o dono. Quem mais é o proprietário? Está claro. Como eu disse, a briga com a Eagle acabou. Enquanto eu levo meses para conseguir uma decisão de rotina de um juiz no Rio de Janeiro, eles (social) levam duas horas. Isso não está certo. Então, espero chegar lá por meio do diálogo", pediu o big boss.

Dicilmente, o torcedor do Botafogo verá essa imagem novamente –
Dicilmente, o torcedor do Botafogo verá essa imagem novamente –
Foto: Instagram @john_textor / Jogada10

Figura influente no social do Botafogo, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegrou tomou conhecimento dos queixumes de Textor e logo rechaçou qualquer diálogo com o ex-controlador da SAF.

"Minha resposta é que ele vai ter que prestar contas ou com o Botafogo ou com a Justiça", disse o presidente no título brasileiro de 1995.

Textor x social

Com 90% das ações, Textor esteve à frente do Botafogo de março de 2022 a abril de 2026, quando um tribunal arbitral o apeou do poder. Com ele, o Botafogo sagrou-se campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2024. Mas o clube contraiu dívidas, recebeu seis transferbans ds Fifa, declarou situação prefalimentar e entrou em processo de recuperação judicial.

Com Textor fora, o social do Botafogo acionou uma cláusula prevista no acordo original da sociedade para passar a deter 51% das ações da empresa, enquanto a GDA Luma não arremata a SAF. Sendo assim, a participação da Eagle Holding (do Godfather) foi reduziada para 49%. O associativo alegou o descumprimento de obrigações e falhas em aportes financeiros por parte da empresa do norte-americano.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra