Botafogo e Fifa homenageiam o bicampeão Nilton Santos
A morte do ex-lateral esquerdo Nilton Santos, na tarde desta quarta-feira, foi lembrada por algumas das principais instituições do futebol. O site do Botafogo, único clube pelo qual ele atuou ao longo de 16 anos de carreira, leva na página inicial uma homenagem ao ídolo, com uma frase criada pelo também já morto Armando Nogueira.
"Tu, em campo, parecia tantos, e, no entanto, que encanto! Eras um só...", diz a mensagem do Botafogo, acompanhada por duas fotografias do ex-jogador. Além disso, o clube também homenageou o jogador em General Severiano: a bandeira do Botafogo está a meio mastro e há ainda uma bandeira com o rosto de Nilton.
A CBF prestou reverência à "Enciclopédia do Futebol", como era conhecido Nilton Santos. O obituário publicado no site oficial da entidade máxima do futebol brasileiro define o ex-lateral esquerdo como "de estilo clássico, daqueles que dificilmente dava 'carrinho' para desarmar um atacante".
"Tive o privilégio de ver o Nilton Santos jogar. Um dos maiores do mundo, de todo os tempos, mesmo sendo zagueiro e lateral. Jogava um futebol de elegância e técnica, tinha talento de sobra. O futebol brasileiro está de luto e decretei a observância de um minuto de silêncio em todas as partidas das competições organizadas pela entidade", declarou o presidente da CBF, José Maria Marin.
A morte de Nilton Santos também mereceu destaque nos sites da Fifa e do Ministério do Esporte. Joseph Blatter, presidente da entidade máxima do futebol mundial, utilizou a conta no Twitter para lamentar a morte do ex-jogador: "O futebol perdeu uma lenda está noite".
Relembre momentos da vida e carreira do ex-lateral Nilton Santos: