PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Atual campeão da Sul-Americana e do Campeonato Equatoriano; saiba mais sobre a LDU, adversário do Botafogo na Libertadores

As equipes se enfrentaram duas vezes pela Copa Sul-Americana do ano passado, os dois jogos terminaram empatados em 0 a 0.

11 abr 2024 - 15h09
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Esporte News Mundo

O confronto desta quinta-feira entre LDU x Botafogo, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, válido pela segunda rodada da Fase de Grupos da Libertadores, marcará um reencontro entre as duas equipes. Os dois times caíram no mesmo grupo na última Sul-Americana, e ambos os confrontos que tiveram terminaram empatados em 0 a 0.  

Nos 10 meses que passaram desde o último confronto da Sul-Americana e o confronto de logo mais pela Libertadores, as duas equipes tiveram mudanças em seu elenco e em seu comando técnico. O Botafogo por sua vez, não é mais treinado por Luís Castro e o confronto de hoje marcará a estreia de Artur Jorge, novo técnico da equipe. Já seu rival de logo mais, também passou por mudanças em seu comando técnico, Luis Zubeldía deixou o clube no começo do ano para a chegada do espanhol Josep Alcácer. 

A Liga de Quito é o atual campeão da Copa Sul-Americana e do Campeonato Equatoriano, se sagrando campeão das duas competições após derrotar Fortaleza e Independiente Del Valle nos pênaltis. Para saber mais o adversário de logo mais do Alvinegro, o Esporte News Mundo conversou com a jornalista equatoriana Maité Montalvo da rádio "Radio La Red Equador".       

Objetivo da LDU para Libertadores

A diretoria e a torcida da LDU tem um objetivo ambicioso na Libertadores, vencer a competição. A sua direção e a sua torcida querem ver uma equipe que seja competitiva e tem esperança de ver a Liga chegando longe na competição continental como foi no ano passado. A equipe também perdeu o primeiro jogo, no seu caso foi derrotada pelo Universitario por 2 a 1, fora de caso.

-O objetivo da Liga é ser campeão da Libertadores. Sua torcida diz que a Liga voltou a vencer uma sul-americana depois de mais de dez anos, eles sempre tem esperança que a Liga seja o campeão, que seja uma equipe competitiva que não somente vá às competições para competir e ver até onde pode chegar. Mas sim que chegue até as fases finais porque já viram que isso foi possível em 2023. - explica Maité.

-Então o objetivo é claro, essa esperança que tem a diretoria e sua torcida de voltar vencer a Copa (Libertadores), já que é o único time equatoriano que já venceu a Libertadores em só uma ocasião, é justamente a Liga. 

Elenco da LDU

Grande parte do elenco do ano passado que venceu a Copa Sul-Americana e o Campeonato Equatoriano  permaneceu no clube. O clube teve algumas saídas importantes tanto dentro quanto fora de campo. No extracampo, o mandato do ex-presidente Esteban Paz acabou após passar 26 anos presidindo a comissão de futebol do clube. Após isso, o time de futebol voltou a fazer parte do clube que é presidido por Isaac Álvarez. 

Na beira do campo, o técnico argentino Luis Zubeldía deixou o clube em janeiro após não acordar uma renovação contratual. No elenco, a equipe teve saídas importantes como a do centroavante peruano Paolo Guerrero, que foi para César Vallejo, e a do volante argentino Mauricio Martínez, que não renovou seu contrato com a Liga e foi para o Rosario Central. 

-No elenco, Zubeldia, Paolo Guerrero deixaram o clube. Creio que uma das baixas importantes dos jogadores que optaram em não renovar seus contratos para 2024, como foi o caso de Mauricio Martínez, que era um dos principais jogadores no meio campo junto com Ezequiel Piovi, e Liga não conseguiu achar um substituto para Mauricio Martínez.- Disse Maité

-Cerca de 80% do elenco campeão em 2023 ficou no clube, então não foram muitos jogadores que saíram do clube.

O técnico

Atualmente, a LDU é treinada pelo técnico espanhol Josep Alcácer, de 44 anos. Este é seu primeiro trabalho como técnico, antes de chegar na La U foi assistente técnico em clubes espanhóis como Villarreal e Getafe, além de ter sido técnico do time B do Alcorcón.  Ele chegou em janeiro após o técnico argentino Luís Zubeldía deixar o clube após não chegar a um acordo por sua renovação contratual. 

Josep Alcáacer, técnico da LDU.
Josep Alcáacer, técnico da LDU.
Foto: @LDU_Oficial. / Esporte News Mundo

Estilo de jogo

O técnico espanhol Josep Alcácer ainda não tem um estilo de jogo definido, ele manteve o estilo de jogo de Luis Zubeldía, mas ainda não achou uma formação ideal para ele. A ideia é que a equipe sempre tenha um estilo de jogo ofensivo.  

-Josep Alcácer não tem um estilo de jogo definido, desde sua primeira partida pela Recopa Sul-Americana contra o Fluminense que perdeu. Ele manteve o estilo de Zubeldia que a maioria dos jogadores ficaram, mas no entanto tem sido difícil para ele buscar uma formação que represente a ele como técnico. 

Formação

Neste começo de temporada a LDU alternou entre três formações diferentes: 4-4-2, 5-4-1, contra o Universitário, e 4-2-3-1 que jogou no clássico contra o El Nacional. A tendência é que o time jogue com a última formação para o jogo de logo mais. 

-A Liga está jogando com uma formação parecida com uma linha de quatro na defesa. No gol Alexander Dominguez, um dos melhores goleiros do país e jogador da seleção equatoriana.  A linha de defesa é praticamente a mesma de 2023, nenhum jogador da defesa deixou o clube, então são os mesmos, mas seus níveis mudaram em 2024. Por exemplo Facundo Rodríguez que falhou em um dos gols do Universitario, ele sempre tem sido titular com Ricardo Adé, mas lamentavelmente ele começou o ano um pouco lesionado e sua pré-temporada não foi a mesma e seu rendimento foi afetado, mas seu nível pode ir mudando e seu futebol é algo físico. 

-Na metade do campo é onde a Liga tem sofrido e onde Josep Alcácer tem tido mais dor de cabeça. Como Mauricio Martinez saiu e não encontraram seu substituto ideal, pois tentaram fazer isso com várias formações, se colocam dois no meio campo, se colocam três no meio de campo, quem pode ser usado? Óscar Zambrano testou positivo ao doping e com sua punição não pode jogar a Libertadores, tinha outro jogador que era Valverde mas ele saiu do clube, e trouxeram um novo jogador euaatorinao chamado Marco Angulo, mas ainda falta ritmo para ele e entender o jogo, então o meio de Campo é onde a Liga tem o maior problema. Na frente chegou o paraguaio, que é melhor marcando mais gols do que Paolo Guerrero. - explica Maité

- Com uma linha de quatro defensores, no meio de campo os volantes e na frente Alex Arce.- disse Maité. 

Atual temporada e destaques

Atualmente, a LDU é a quinta colocada no Campeonato Equatoriano, com 12 pontos em sete jogos, quatro a menos do que o líder Aucas, no entanto tem dois jogos a menos. Na competição a equipe tem cinco vitórias e apenas uma derrota, e não empatou nenhum jogo no ano até agora. Já na Libertadores, a equipe perdeu o primeiro jogo para o Universitário por 2 a 1. 

Na atual temporada três jogadores tem se destacado muito em seu elenco: o atacante paraguaio Alex Arce, que chegou ao clube neste ano após ser contratado junto ao Independiente Rivadavia, da Argentina, por 2,8 milhões de euros em março, até agora ele é o artilheiro do Campeonato equatoriano com oito gols e fez o gol da La U no jogo de ida da final da Recopa Sul-Americana contra o Fluminense, suas boas atuações fizeram o atacante ser convocado pela seleção de seu país na última Data Fifa. 

Alex Arce marcou 9 nove gols em todas as competição na temporada até agora, ele é artilheiro do Campeonato Equatoriano.
Alex Arce marcou 9 nove gols em todas as competição na temporada até agora, ele é artilheiro do Campeonato Equatoriano.
Foto: LDU_Oficial. / Esporte News Mundo

-O mais destacado da Liga até o momento é o seu ataque, Alex Arce é o artilheiro da Liga Pro, ele já marcou na Recopa e é o melhor reforço que tem a Liga até o momento. Tudo que ele tocou no torneio local e internacional foi gol. O mais destacado da Liga neste começo de temporada tem sido seu ataque com Alex Arce que seu bom momento levou ele para a seleção paraguaia. - explica Maité.

Outro jogador que tem sido destaque na La U é o meia argentino, Ezequiel Piovi, o capitão da equipe,ele era um jogador mais defensivo, mas nessa temporada tem marcados gols, tem dois em oito jogos, ele marcou no último jogo da equipe, no clássico contra o El Nacional. Enquanto no gol Alexander Dominguez, goleiro da seleção do país tem mantido seu bom rendimento.    

-Alex Arce, o atacante. Alexander Dominguez, o goleiro que sempre mantém um rendimento muito bom. Ezequiel Piovi, o capitão, é um jogador muito aguerrido e está marcando gols, sua principal função não era finalizar, mas ultimamente no Campeonato Nacional tem marcado gols.    

Casa 

A LDU manda seus jogos no no Estádio Rodrigo Paes Delgado ou Casa blanca que tem capacidade para receber 41.575 torcedores. A equipe costuma ser muito forte jogando dentro de seus domínios. 

- Podemos esperar que a Liga seja forte jogando em casa, que seja sua fortaleza, que ganhe e possa somar e ter o apoio de sua torcida, creio que isso sempre faça a diferença. - afirmou Maité   

Desempenho jogando em casa e fora 

A LDU costuma ser muito forte jogando em sua casa, no Estádio Rodrigo Paes Delgado ou Casa Blanca, a sua campanha na Copa Sul-Americana ilustra bem sua força jogando dentro de seus domínios, na fase de grupos a Liga de Quito pontuou em todos os seus jogos em casa, fazendo sete pontos de nove possíveis e não levou gols nessa etapa da competição. Já na fase de mata a mata a equipe só levou gols em dois jogos jogando em casa, contra Ñublense e São Paulo.

A campanha na última competição continental também ilustra seu bom desempenho como visitante, na fase de grupos pontuou em todos os jogos que fez fora de casa. Enquanto na fase eliminatória derrotou a Ñublense, no Chile, e empatou com o Defensa Y Justicia, na Argentina. 

-Liga é forte jogando em casa, no Estádio Rodrigo Paes Delgado, como visitante também tem ido bem, mas aqui sempre casa tem sua torcida e a altura que temos aqui em Quito fazem a diferença.  Que seja forte em sua própria casa, que seja sua fortaleza e ganhe e possa somar, creio que seja o mais importante e que tenha o apoio de sua torcida, creio que isso faz a diferença. - Explica Maité Montalvo. 

LDU contra times brasileiros 

Ao longo de sua história, de acordo com o site "Ogol" a LDU fez 57 jogos oficiais em competições continentais diante clubes brasileiros, isso incluiu uma final de Libertadores e Sul-Americana contra o Fluminense, nas quais a equipe se sagrou campeã das competições. Nestes confrontos, a LDU venceu 21 jogos, perdeu 29 ocasiões e empatou sete vezes. 

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade