Análise: Botafogo supera susto inicial, bate o Bragantino e quebra jejum na Copa do Brasil
O Alvinegro volta as quartas de final após oito anos
Pela primeira vez desde 2017, o Botafogo está nas quartas de final da Copa do Brasil. O gol de Savarino fez o Alvinegro voltar a bater o Red Bull Bragantino por 1 a 0 e deu fim à seca de oito anos. No geral, a equipe comandada por Davide Ancelotti fez uma boa partida, apesar de ter começado desatenta e aos poucos foi crescendo até conseguir controlar com tranquilidade o confronto.
O técnico italiano mandou a campo uma equipe modificada em relação à derrota para o Cruzeiro. David Ricardo entrou na vaga de Kaio Pantaleão e jogou ao lado de Barboza. Além disso, John ficou de fora por conta da negociação com o West Ham e Léo Linck ganhou a titularidade no gol. No ataque, todo o trio titular foi poupado.
Durante os primeiros minutos, o Botafogo sofreu com a alta marcação do Bragantino e não conseguiu fazer o encaixe. Logo de cara, o chute de John John passou próximo da trave. Na sequência, Praxedes acertou um belo chute de fora da área, mas o lance acabou sendo anulado.
Isso serviu para que o Alvinegro acordasse dentro da partida e passasse a travar mais as disputas do meio. Por outro lado, a equipe não conseguiu ser perigosa no primeiro tempo por conta dos erros de passes e tomadas de decisão.
A segunda etapa começou com tensão após Marlon Freitas cair desacordado depois de um choque de cabeça com Laquintana. O capitão foi retirado do gramado, já consciente, de ambulância. O clube confirmou por meio de uma nota que ele não teve nenhum tipo de alteração e não tem um retorno previsto.
Por conta disso, Danilo entrou em campo e pressionou por pouquíssimo tempo para justificar por que é o reforço mais caro da história do Botafogo, achando uma assistência para o gol decisivo. Ele recuperou a bola de Sasha, carregou e deu passe milimétrico para Savarino, que invadiu a área pela direita, bateu na saída de Cleiton e marcou o gol decisivo do confronto.
Após o gol, o Alvinegro ainda ganhou ainda mais vantagem dentro de campo com duas expulsões: primeiro, Nathan Mendes foi expulso ao receber o segundo amarelo por falta em Santi, aos 26; depois, aos 34, Athyrson levou o vermelho direto por falta em Correa.
Durante os minutos finais, o Botafogo administrou sua vantagem no placar e campo com direito a gritos de "olé" pela torcida. Apesar de um começo desatento, a equipe comandada por Davide Ancelotti fez o suficiente para se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil.
No final de semana, o Botafogo terá um encontro com um velho conhecido ao enfrentar o Fortaleza, que é comandado pelo ex-técnico Renato Paiva, no sábado, às 20h30 (horário de Brasília), na Arena Castelão.