PUBLICIDADE

Ime Udoka é o novo técnico do Celtics

Ex-assistente do Brooklyn Nets assume o seu primeiro cargo como treinador principal na NBA

23 jun 2021 16h29
| atualizado às 16h32
ver comentários
Publicidade

Ime Udoka é o novo técnico do Boston Celtics. A notícia foi divulgada pelo repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, na tarde desta quarta-feira (23). O anúncio oficial da franquia será feito nas próximas horas. O tempo de contrato e os valores do acordo ainda não foram revelados.

Ime Udoka
Ime Udoka
Foto: David Dow / AFP / Jumper Brasil

Respeitado por atletas, técnicos e dirigentes ao redor da NBA, Udoka terá a sua primeira experiência no comando de uma equipe da liga. Ele assume o lugar de Brad Stevens, que se tornou presidente do Celtics, após a saída de Danny Ainge. Udoka, 43 anos, será o 18º treinador da história da franquia. Além disso, ele será o primeiro técnico nigeriano na NBA.

Chauncey Billups, assistente de Tyronn Lue no Los Angeles Clippers; Darvin Ham, assistente de Mike Budenholzer no Milwaukee Bucks; e Kara Lawson, ex-assistente de Stevens no Celtics, também foram considerados para o cargo.

Ex-atleta, Udoka atuou na NBA por sete temporadas. Após encerrar a carreira de jogador, em 2012, ele assumiu o cargo de assistente técnico no San Antonio Spurs, time pelo qual mais atuou na liga. Udoka trabalhou no Spurs até 2019, quando foi contratado para ser assistente de Brett Brown, no Philadelphia 76ers. Após uma temporada, ele deixou o Sixers e aceitou uma proposta para ser um dos assistentes do estreante Steve Nash, no Brooklyn Nets.

O novo comandante chega ao Celtics com o aval das estrelas do time, Jaylen Brown e Jayson Tatum. Eles já trabalharam juntos na seleção dos Estados Unidos, durante a Copa do Mundo disputada na China, em 2019. Na ocasião, Udoka era um dos assistentes de Gregg Popovich.

A contratação de Udoka é a segunda movimentação feita por Stevens em seu novo cargo. Na última semana, o Celtics fechou uma troca com o Oklahoma City Thunder envolvendo a saída do armador Kemba Walker e o retorno do pivô Al Horford.

Comandado por Stevens, a equipe de Boston chegou aos playoffs nas últimas sete temporadas. Em três oportunidades (2017, 2018 e 2020), o Celtics alcançou as finais do Leste. Em 2020/21, o time foi eliminado na primeira rodada, em uma série de cinco jogos contra o Nets.

Jumper Brasil
Publicidade
Publicidade