George Karl do Nuggets é eleito técnico do ano da NBA
O técnico do Denver Nuggets, George Karl, foi eleito nesta quarta-feira o Técnico do Ano da NBA, a liga de basquete norte-americana, pela primeira vez em 25 anos de carreira.
Karl levou os Nuggets à 57 vitórias na temporada, 38 delas dentro de casa - melhor marca da NBA-, classificando a equipe para os playoffs com a terceira melhor campanha da Conferência Oeste.
Contudo, os Nuggets foram eliminados na primeira fase do mata-mata pelo Golden State Warriors em seis jogos (4-2).
"É uma honra ter sido eleito o técnico do ano", disse Karl em comunicado. "Eu diria que existem sete ou oito treinadores que são merecedores deste prêmio e outros 10 ou 15 que fizeram um grande trabalho, mas ficam sem nenhum reconhecimento", completou Karl.
Karl, que fará 62 anos no domingo, ganhou o troféu Red Auerbach (referência ao lendário técnico do Boston Celtics da década de 50 e 60) depois de receber 62 votos de primeiro lugar e somar 404 pontos, superando Erik Spoelstra (Miami Heat, 190 pontos) e Mike Woodson (New York Knicks, 127).
Karl é o segundo treinador dos Nuggets a vencer o prêmio, após Doug Moe em 1988.
Ele é o sexto técnico com mais vitórias na história da NBA, com 1.131.
Sua sequencia de 21 temporadas consecutivas co saldo positivo (mais vitórias do que derrotas), só é igualada por Phil Jackson, lendário técnico dos Bulls de Jordan e dos Lakers de Shaq e Kobe que venceu 11 títulos da NBA.