PUBLICIDADE

Após 14 anos, Rick Carlisle voltará a ser técnico do Pacers

Veterano treinador vai assinar contrato de quatro temporada para retornar ao time que comandou entre 2003 e 2007

24 jun 2021 13h26
| atualizado às 20h53
ver comentários
Publicidade

Rick Carlisle está finalizando o seu retorno ao cargo de técnico do Indiana Pacers. De acordo com Tim MacMahon, da ESPN, o técnico de 61 anos fechou contrato de quatro temporadas com a franquia nessa quinta-feira e receberá cerca de US$29 milhões em salários no período. O veterano vai voltar a comandar o time após 14 anos e tentará repetir o sucesso da passagem anterior, quando chegou a uma final de conferência.

Rick Carlisle, técnico do Pacers
Rick Carlisle, técnico do Pacers
Foto: Gary Dineen/AFP / Jumper Brasil

O experiente treinador aterrissa em Indianápolis para assumir a cadeira deixada pelo Nate Bjorkgren, aposta da equipe que durou apenas uma temporada no cargo. Ao comentar a saída do ex-assistente do Toronto Raptors, Kevin Pritchard admitiu que a contratação de alguém tão inexperiente para o posto havia sido um erro e sinalizou trazer um profissional com mais bagagem - como, de fato, acabou por fazer.

Segundo Adrian Wojnarowski, também da ESPN, Carlisle surgiu como uma espécie de oportunidade de mercado para o Pacers. A franquia estava pronta para iniciar o seu processo de seleção entrevistando diversos nomes, em Chicago, a partir da próxima semana. A surpreendente saída do veterano do Dallas Mavericks mudou os planos do time, que trabalhava discretamente nos bastidores desde então para trazê-lo.

O novo técnico encontrará um cenário "bagunçado" em Indiana, com a (desastrosa) passagem de Bjorkgren expondo problemas de comunicação internos e algumas limitações do elenco. Como resultado, a temporada terminou em decepção: o time acabou ficando de fora dos playoffs pela primeira vez em meia década, eliminado no jogo decisivo do play-in por um ascendente Washington Wizards.

Por ironia do destino, a franquia havia decidido demitir Nate McMillan para contratar Bjorkgren por conta de cinco eliminações consecutivas já na primeira rodada da pós-temporada. O ex-armador, agora, disputa as finais do Leste comandando o Atlanta Hawks.

Carlisle é um dos treinadores mais respeitados da NBA e possui mais de 30 anos de experiência à beira das quadras, após uma carreira discreta como atleta. Ele conquistou o título da liga em 2011, pelo Mavericks, deixando a franquia como o provável maior técnico de sua história. Presidente da Associação dos Treinadores da NBA, o experiente profissional acumula 836 vitórias e 689 derrotas em 19 temporadas à frente de comissões técnicas da liga.

Jumper Brasil
Publicidade
Publicidade